• Salesforce.com Processa Microsoft por Violação de Patente

    E mais um processo na briga de foice entre grandes empresas de tecnologia. Agora é a vez (de novo) da Microsoft. Ela está sendo processada pela Salesforce,com, por violação de cinco de suas patentes. A Salesforce.com está pedindo um julgamento com júri, além de citar danos não-especificados (vide idenização). E se você acha que a Microsoft vai ficar calada, se enganou. A empresa pretende dar continuidade a seu próprio processo, iniciado em maio desse ano, onde acusa a Salesforce.com de infringir nove de suas patentes. E a cena toda não para por ai não. Marc Benioff, atual CEO da Salesforce.com ainda se referiu a Microsoft como uma Patent Troll.

    A Salesforce.com está processando a Microsoft por supostamente infringir cinco de suas patentes, o que poderia ser visto como uma resposta contra o processo movido pela Microsoft contra a Salesforce.com iniciado em maio deste ano de 2010. O curioso é que a Salesforce.com está alegando danos não especificados, e a presença de um júri. O processo, impetrado no dia 24 de junho desse ano (quinta-feira passada) no Tribunal Federal do distrito de Delaware, e o número do caso é 1:10-cv-00555.

    As patentes da Salesforce.com que a Microsoft estaria infringindo são "Dynamic Multi-Level Cache Manager" ("Gerenciador de Cache Multi-Nível Dinâmico"), "Method and System for Handling Errors in a Distributed Computer System" ("Método e Sistema para Tratamento de Erros em um Sistema de Computação Distribuída"), "Work Sharing and Communicating in a Web Site System" ("Comunicação e Compartilhamento de um Sistema de Site Web"), "Java Object Cache Server for Databases" ("Cache de Servidor de Objetos Java para bancos de Dados") e "Apparatus and Methods for Provisioning Services" ("Aparatos e Métodos para o Provisionamento de Serviços").

    Para quem tiver curiosidade de procurar, todas as patentes foram emitidas pelo escritório norte-americano de patentes (U.S. Patent and Trademark Office) entre os anos de 2004 e 2007. A Salesforce.com é uma empresa que cria e comercializa aplicações baseada em nuvens (cloud-based) para Business Intelligence (BI) e outros mercados verticais. De acordo com o processo, "os atos contínuos de violação da Microsoft causaram e estão causando danos irreparáveis à Salesforce.com, para a qual a Salesforce.com não possui solução adequada de acordo com a lei", e continua, "as dificuldades que seriam impostas por uma injunção são menores que aquelas enfrentadas pela Salesforce.com da qual uma injunção não processada".

    De acordo com a Salesforce.com, os produtos da empresa de Redmond que violam suas patentes são o Windows Server AppFabric platform, Windows Error Reporting para Windows 7 e Windows Server 2008 R2, Sharepoint, Windows Live Delegated Authentication e a plataforma .NET. Vale lembrar que a Microsoft já havia indicado no dia 25 de junho que iria avançar com seu próprio processo contra a Slaesforce.com. Em um comunicado feito por Horacio Gutierrez, Chefe Adjunto Jurídico da Microsoft, a empresa continua confiante nesta "posição e continuará a avançar com a queixa que deu início no distrito oeste da corte norte-americana de Washington".


    Links de Interesse:

    - Salesforce.com sues Microsoft for patent infringement
    - Salesforce.com Sues Microsoft over Alleged Patent Violation


    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L