• Gloogle em 2010: Netbook e Smartphone

    Desde o ano passado, vários sites de grande importância na área de TI tem noticiado duas grandes novidades no mercado: o Google Phone e o Google Netbook. O melhor de tudo isso? Ambos para 2010. A cada ano que passa, o Google tem impactado todo o mercado de TI no mundo todo. O que começou com um buscador de Internet, hoje é uma monstruosa coleção de produtos de mais alto gabarito, incluindo serviços Web, navegadores Web, e até mesmo sistemas operacionais. E muitos dos produtos do Google estão em uso no mercado. O principal exemplo dessa corrente mercadológica, está no uso do sistema Android que está sendo embarcado em smart-phones de várias das principais empresas de telefonia celular.

    O Google parece ter sido a primeira grande empresa a mostrar que é possível criar software livre e disponibilizar para que o próprio mercado o adote em seus produtos, embarcando seus sistemas em hardware dos mais variados. E eles não pretendem parar por aí. Essa companhia, que tem conquistado indiretamente o mercado de computadores e celulares, agora pretende mostrar para o mundo que pode sim, ter seu papel principal garantido neste grande evento. E já para 2010, o Google pretende lançar duas grandes bombas no mercado, seu Google Phone e seu Google Netbook.


    Google Netbook

    O Google planeja lançar seu próprio netbook, ainda em 2010, já embarcado com o seu sistema operacional Chrome OS, e um hardware de dar inveja em muita concorrência. E o melhor de tudo isso? O preço! Parece que esse "pequeno possante" não passará dos 300 dólares.

    Uma das coisas mais interessantes no Google é que eles parecem possuir bom senso. O que vemos constantemente no mercado, são produtos sem grande capacidade de uso, e/ou, sem grande quantidade de funcionalidades úteis. E tudo isso sempre por um preço muito exorbitante (além da completa falta de compatibilidade com produtos futuros vindo das mesmas empresas). Essa ação mesquinha e contra-producente em nossa sociedade já virou lugar comum, e considerada prática de mercado padrão entre as empresas. Nenhuma companhia parece estar interessada em lançar um bom produto no mercado, que faça com que as pessoas se sintam bem atendidas, e que tenham em mãos, um produto que "não falta nada".

    Se tudo correr como o planejado, parece que seremos brindados com um produto que vai navegar na "contra-mão" do mercado. O que para o comprador, é uma ótima notícia! O netbook do Google parece que virá embarcado com uma tela multi-toque de 10,1 polegadas com resolução 1280x720, que permitirá reproduzir vídeos em alta definição. Além disso, esse gadget virá com um disco SSD de 64GB, 2GB de RAM, webcam, e todo tipo de conectividade possível: portas USB, porta Ethernet, Wi-Fi, 3G integrado, Bluetooth e, opcionalmente, GPS. E como era de se esperar, esse netbook vai rodar Chrome OS e virá com a suíte de aplicativos Web completa do Google.

    Os Blogs que estão discutindo esse assunto (veja listagem abaixo), estão querendo obter maiores detalhes sobre o hardware utilizado, como por exemplo, o tipo de processador. Muitos especulam se o Google irá utilizar os ATOM da Intel (atualmente líder de mercado no segmento de processadores para netbooks) ou virão com o ARM? Com toda a popularidade que o Google vem conquistando, caso a escolha seja pelos ARMs, com certeza vai deixar a Intel de cabelos em pé.


    Nexus One

    Com certeza essa iniciativa do Google vem de sua bem sucedida empreitada no mercado de gadgets com os celulares comercializados por diversas empresas, onde o Android é seu sistema operacional padrão. Se a aceitação de mercado foi tão boa, seja pelo lado da empresa, ou pelo lado do cliente, por que não, dar um passo além? A meta do Google sempre foi a de criar uma miríade de dispositivos de alta tecnologia que possam oferecer ao usuário uma extraordinária experiência de uso. De início, o Google estava interessado em se associar a um grupo seleto de empresas para garantir que o Android e o Chrome OS fossem uma boa experiência para seus os usuários. Dentre as empresas, citamos Acer, Adobe, ASUS, Freescale, Hewlett-Packard, Lenovo, Qualcomm, Texas Instruments, e Toshiba.

    O mesmo parece que vai acontecer com o Nexus One, o futuro smart-phone do Google. A intenção da empresa com o Android parece ser o de escolher a dedo o hardware a ser utilizado nesse smartphone, e vendê-lo direto para o usuário. O produto inclusive já passou pela mão de muitos desses Blogs citados abaixo, onde os mesmos mostram suas extraordinárias características.

    E podem esperar um concorrente à altura do iPhone. E o bom de produtos assim, é que atendem principalmente a nós - os nerds. O Google Phone virá desbloqueado, no melhor estilo Google de ser, para que em seu primeiro e principal produto, os usuários possam ter a mais rica e profunda das experiências digitais. Quem de nós recusaria ter um Nexus One para podermos brincar com seu sistema, criarmos novos aplicativos, sugerirmos melhorias aprofundadas, etc? Sabe quando é que você vai poder brincar com o OS do iPhone? Nunca!

    Esperamos que, até o Natal de 2010, possamos ter esses dois presentes em mãos. Abaixo separei uma coletânea de links tanto para o Google Netbook, quanto para o Google Phone. Divirtam-se, e sejam comportados, se quizerem que Papai Noel traga esses presentes para vocês no final do ano.

    Notícias sobre o Google Netbook:

    [1] Tech Crunch: http://www.techcrunch.com/2009/12/17...me-os-netbook/
    [2] PC World: http://www.pcworld.com/businesscente...e_horizon.html
    [3] Wired: http://www.wired.com/gadgetlab/2009/...-your-netbook/
    [4] Venture Beat: http://venturebeat.com/2009/01/01/an...ikely-by-2010/
    [5] Newser: http://www.newser.com/story/57292/25...is-summer.html
    [7] Computer World: http://blogs.computerworld.com/first...tbooks_spotted
    [8] Linux Journal: http://www.linuxjournal.com/content/...s-free-netbook
    [9] IB Times: http://www.ibtimes.co.uk/articles/20...cs-are-out.htm
    [10] Info Sync World: http://www.infosyncworld.com/news/n/10705.html
    [11] Tech Radar: http://www.techradar.com/news/mobile...in-2010-659187


    Notícias sobre o Google Phone:

    [1] Engadget: http://www.engadget.com/2010/01/02/e...rst-impressio/
    [2] PC World: http://www.pcworld.com/article/18574...omparison.html
    [3] Tech Crunch: http://www.techcrunch.com/2009/12/12...phone-picture/
    [4] Mashable: http://mashable.com/2009/12/12/nexus-one/
    [5] Wall Street Journal Blogs: http://blogs.wsj.com/digits/2009/12/...-droid-killer/
    [6] Info Sync World: http://www.infosyncworld.com/news/n/10710.html
    [7] eWeek: http://www.eweek.com/c/a/Mobile-and-...iPhone-661547/
    Este artigo foi publicado originalmente no blog: Gloogle em 2010: Netbook e Smartphone iniciado por saryshagan
    Comentários 5 Comentários
    1. Avatar de MarcusMaciel
      MarcusMaciel -
      Como eu sempre disse ta ai mais uma prova de que o google ira dominar o mundo...
    1. Avatar de juniorphy
      juniorphy -
      MarcusMaciel Sempre falei a mesma coisa ...
    1. Avatar de grandmaster
      grandmaster -
      heaua

      Fiz esse comentario a algum tempo atrás em outra coisa relacionada ao google.

      ---
      Renato de Castro Henriques
      CobiT Foundation 4.1 Certified ID: 90391725
      http://www.renato.henriques.nom.br
    1. Avatar de Duca
      Duca -
      O vídeo demonstra esse potencial.
    1. Avatar de tuxdahora
      tuxdahora -
      Muito show! E ontem, o Google finalmente anunciou de forma oficial o Nexus One:

      - Google Anuncia Oficialmente o Smartphone Nexus One

      Espero que venha logo para o Brasil... e por um preço "aceitável". Agora só fica faltando o lançamento do tão esperado netbook do Google.
    + Enviar Comentário