• Lançada edição 15 da Revista Espírito Livre!

    CMS. Esse é um assunto que divide opiniões por diversos motivos. Talvez o mais evidente seja que muitos desenvolvedores gostam de construir seus projetos “na unha” consideram que o uso de um sistema de gerenciamento de conteúdo previamente construído, é desnecessário, ou trás "efeitos colaterais". Um destes efeitos seria a dependência da ferramenta com o passar do tempo, ou ainda o ato de se prender apenas aos templates (modelos de layout) já existentes. Não considerando apenas a questão do visual, os CMSs exercem uma importante tarefa em praticamente qualquer sistema que dependa de atualizações constantes e dinamicidade. E quando o CMS tem seu código aberto, a experência de adaptá-lo a nossa necessidade se torna ainda mais gratificante.


    Existem dezenas de CMS sendo utilizados por toda a Web, muitos deles mundialmente famosos e outros nem tanto. A edição deste mês conversou com diversos desenvolvedores, responsáveis por várias destas soluções. Além das entrevistas, casos de sucesso e outros relatos de uso de gerenciadores de conteúdo ilustram esse cenário dinâmico, onde os CMS se encontram.

    Tivemos como entrevistados, Tristan Renaud, vice-presidente do Jahia Software Group, responsável pelo CMS Jahia; Mark Evans, líder do projeto glFusion, e ainda batemos um papo com Dan Fuhry e Neal Gompa, criadores do EnanoCMS.

    Também recebemos contribuições de Rafael Silva, criador do site Drupal Brasil, que em sua matéria traz motivos bastante convincentes quanto ao uso do Drupal, inclusive apresentando casos bem sucedidos de uso deste famoso CMS.

    Yuri Almeida aponta para uma vertente bem interessante em sua contribuição, falando dos CMS e a produção colaborativa de conteúdo. Já Rafael Leal traz um questionamento pertinente no título de sua matéria: Usar CMS desvaloriza o meu trabalho? Tivemos ainda outras contribuições sobre o assunto de capa que merecem toda a nossa atenção.

    Além do tema CMS, Rodrigo Carvalho fala sobre como ter um media center movido a Linux, e para isso apresenta diversas soluções neste sentido. André Noel nos traz uma matéria intitulada "Ubuntu para todos nós!", onde fala sobre Ubuntu, a história desta distribuição GNU/Linux, e sua relação com o significado real da palavra "Ubuntu". Kemel Zaidan faz uma reflexão bastante profunda sobre o termo "software livre", além de o contrapor com outros conceitos. Wilkens Lenon se aprofunda no conceito software livre, mostrando suas raízes e suas origens.

    Nosso colunista Cezar Taurion fala sobre como contribuir para o Kernel Linux, enquanto Alexandre Oliva, aborda o tema Portabilidade, porém aplicado ao campo do software, uma proposta bem interessante por sinal.

    Miguel Koren fala sobre o SpagoBI­, que é uma plataforma BI livre e aberta. Enquanto isso Klaibson Ribeiro traz uma dica que deve ser interessante para muita gente que trabalha em escritórios e precisa de fazer o papel timbrado da empresa. Carlisson Galdino apresenta seu nono episódio de Warning Zone, intitulado "Quarto de Hotel".

    A seção Quadrinhos tem estreia com Luis Gustavo da Silva que chega com duas tiras de sua autoria. Fernando Alkmin e José James também estão presentes.

    A todos os colegas colaboradores que não foram mencionados aqui, o meu muito obrigado e o convite continua para estarem conosco na proposta da construção de uma publicação de qualidade e que é a cara do nosso leitor.

    Aquele forte abraço a todos os envolvidos e nos vemos na próxima edição!
    Clique aqui para baixar!
    Este artigo foi publicado originalmente no blog: Lançada edição n.15 da Revista Espírito Livre! iniciado por RevistaEspiritoLivre

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L