• Oracle no SQLite Consortium

    A Oracle recentemente anunciou que se uniu ao SQLite Consortium [2]. De acordo com Gregory Burd, gerente sênior de produtos da BerkeleyDB [3], o movimento surgiu "para mostrar o nosso compromisso com a comunidade que construiu o SQLite, e demonstrar nosso desejo sincero de ser um bom cidadão e parceiro". Lembramos que em 2006, a Oracle adquiriu a empresa Sleepcat Software, que criou a biblioteca de código aberto BerkeleyDB. A participação no SQLite Consortium significa que a companhia agora possui acesso a uma suíte de testes mais completa, que poderá ser utilizada para validar a API SQLite do BerkeleyDB, recentemente introduzida em março deste ano de 2010.


    O próprio Burd diz que a API ANSI C do SQLite 3 é o novo "ODBC" (Open Database Connectivity) para o acesso à bancos de dados relacionais, e elogia a abordagem do SQLite para o armazenamento SQL em dispositivos pequenos com o intuito de "fazer os trade-offs corretos". Ele também notou que a Oracle não quer ver o surgimento de forks do SQLite, e planeja um trabalho contínuo junto aos desenvolvedores do projeto. Claro que, querer e poder, são duas coisas completamente diferentes. Sendo o código fonte do SQLite em domínio público, qualquer um poderá fazer um fork do projeto a hora que bem entender.

    A política da Oracle, com todas as aquisições e reformulações de seus projetos open-source recém adquiridos, tem sido bastante agressiva, e o número de órfãos dessas comunidades tem crescido a cada dia que passa. Mas não se preocupem, pois ter projetos de código aberto é a garantia do Bazar de continuar sobrevivendo, mesmo com os constantes e insistentes (ou inconvenientes) surgimentos de Catedrais nesse meio. Enquanto os códigos-fontes continuarem a ser livres, sempre haverá esperança e liberdade para o mundo, seja para o desenvolvimento, seja para o uso.


    Saiba Mais:

    [1] Heise Online: http://www.h-online.com/open/news/it...m-1032460.html
    [2] SQLite Consortium: http://www.sqlite.org/consortium.html
    [3] BerkeleyDB: http://www.oracle.com/technology/pro...-db/index.html

    Sobre o Autor: tuxdahora


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L