De acordo com o próprio site do projeto http://python.org/, Python é uma linguagem de programação que permite programação e aprendizado rápidos, gerando uma integração mais efetiva dos recursos de seu sistema. Você pode aprender a utilizar Python, e já ganhar produtividade. Tudo isso a um baixo custo, principalmente quando o assunto é o tempo de aprendizado.
E se você tem interesse em aprender essa poderosa linguagem de programação (e de script), não perca tempo! Aqui no Portal Under-Linux temos um curso gratuito de Python, ministrado pelo Magnun. O curso inteiro está sendo construído e expandido diretamente em seu Blog. Nele, você pode acompanhar os posts, efetuar os exercícios e, sempre que precisar, tirar dúvidas com o Autor através dos comentários de cada post/aula.
Outra opção de contato é o nosso sistema de comunicação particular usuário-a-usuário, onde suas mensagens criadas no Portal são imediatamente encaminhadas para o e-mail de registro do usuário que você deseja se comunicar. Para isso, você precisa ter uma conta no nosso Portal, e ter efetuado seu login. Ao criar uma conta no Under-Linux você terá direito a uma infinidade de vantagens e serviços a sua disposição.
O curso de Python ainda está em criação mas já conta com mais de 30 aulas. A cada semana uma nova aula é criada e os usuários participam resolvendo exercícios, propondo novas abordagens, sugerindo novos temas, e assim por diante. Abaixo segue a lista temporal das aulas já criadas do curso de Python do Magnun (da primeira a ultima aula):
O Curso de Python
Aula 001 - Primeiros Passos
Aula 002 - Python Interativo
Aula 003 - Strings - Parte 1
Aula 004 - Strings - Parte 2
Aula 005 - Introdução à Tuplas e Lístas
Aula 006 - Introdução: Dicionários
Aula 007 - Introdução - Variaveis
Aula 008 - O Que é slicing?!
Aula 009 - Slicing em strings
Aula 010 - Slicing em Tuplas e Listas
Aula 011 - Produzindo saídas - parte 1
Aula 012 - Produzindo saídas - parte 2
Aula 013 - Interação com o usuário - Parte 1
Aula 014 - Interação com o usuário - Parte 2
Aula 015 - Interação com o usuário - Parte 3
Aula 016 - Condições e if
Aula 017 - Estruturas if, else e elif
Aula 018 - Mais um pouco sobre if/elif/else
Aula 019 - Atribuição condicional
Aula 020 - Condições com o operador in
Aula 021 - Comparando os tipos de variáveis
Aula 022 - Condições com variáveis vazias
Aula 023 - A estrutura while
Aula 024 - Exercícios com o while (correção)
Aula 025 - while else
Aula 026 - Estrutura while: continue e break
Aula 027 - Mais Sobre as Estruturas while
Aula 028 - Conhecendo o for... in...
Aula 029 - Entendendo o for
Aula 030 - Estruturas for Aninhadas
Aula 031 - A função range
Aula 032 - Correção: Estruturas For Aninhadas
Aula 033 - O for e Outras Palavras Mais
Aula 034 - Introdução à Funções em Python
Aula 035 - Correção - O for e Outras Palavras Mais
Aula 036 - Funções com Argumentos
Aula 037 - Correção - Funções com Argumentos
Aula 038 - Funções e Argumentos Nomeados
Aula 039 - Funções com Argumentos e Valores Padrões
Aula 040 - Funções Com Argumentos Indefinidos - Parte 1
Aula 041 - Funções Com Argumentos Indefinidos - Parte 2
Mensagem do Sistema