• Mandriva Linux 2010.1 Spring

    Após a ocorrência de vários atrasos, a franco-brasileira Mandriva anunciou a liberação da versão final do seu Mandriva Linux 2010 Spring (2010.1), que vem sob o codinome "Farman". Segundo os seus desenvolvedores, o lançamento do 2010.1 é projetado para atender as reais necessidades dos seus utilizadores. A última versão estável do Mandriva inclui um considerável número de componentes atualizados, e apresenta a incorporação de novos recursos desde o seu último lançamento feito em novembro do ano passado.



    Mandriva Linux 2010.1 Spring é baseado no kernel Linux 2.6.33, traz o ambiente desktop GNOME 2.30.1 e o KDE na versão 4.4.3 (KDE 4.4.5 SC é o último lançamento). O pacote inclui atualizações para o navegador Firefox 3.6.6, para o X.org Server 1.7.7, o VirtualBox 3.1.8, e últimas atualizações para a suíte de escritório OpenOffice. Os sistemas que executam o GNOME como desktop, agora utilizam o Empathy como o cliente de mensagens instantâneas padrão, em substituição ao Pidgin.

    A distribuição também inclui diversas aplicações científicas e educacionais, incluindo o "Axiom" para computação científica, o "Jmol" que é uma ferramenta para visualização de modelos químicos em 3D (desenvolvido em Java) e o "Salome", uma plataforma open source de integração para simulação numérica. Outras alterações e melhorias incluem melhor suporte a hardware para modems 3G e dispositivos USB. Todas as informações sobre este lançamento podem ser vistas no Mandriva Wiki e o download para o mesmo já encontra-se disponível.

    Saiba Mais:

    [1] Mandriva Linux 2010.1 : http://blog.mandriva.com/2010/07/08/...farman-is-out/
    [2] Download Mandriva Linux 2010.1 : http://www2.mandriva.com/downloads/
    [3] Mandriva Wiki : http://wiki.mandriva.com/en/Releases