• VideoLAN Lança Biblioteca libbluray

    Quem não se lembra da batalha que foi para termos no Linux, acesso completo e irrestrito ao uso de filmes em formato DVD. Foi necessária a intervenção de muitas pessoas, e principalmente do DVD-Jon (e alguns meses de processo) para que o Linux pudesse ter seu lugar de direito ao Sol, nesta área multi-mídia. E toda essa luta não foi em vão. Cada batalha vencida, torna a guerra mais fácil. E hoje, temos o Blu-Ray iniciando sua caminhada em direção a popularização de seus recursos.


    E porque toda essa introdução? O projeto VideoLAN [2], conhecido pelo desenvolvimento do popular media player VLC, acaba de desenvolver uma biblioteca livre para playback de discos Blu-Ray. A tarefa principal da libbbluray [3] é navegação, controle de menu, e suporte para BD Java (BD-J) utilizado nos discos Blu-Ray.

    A biblioteca foi liberada em junho sob a LGPL 2.1, e muitos a consideram altamente portável devido ao seu reduzido número de dependências, além do óbvio: estar sendo desenvolvida para Linux, Windows, er Mac OS X. os interessados podrão baixá-la do repositório Git [4]. Mas atenção: para estar dentro da legalidade, a libbluray não incluirá nenhuma das funcionalidades de bypass de AAS e mecanismos de proteção BD+ para cópia de Blu-Ray. Isso significa que os usuários não poderão assistir a maioria dos discos comerciais do momento, já que costumam ter proteção contra cópia ativada.

    Mas para que os usuários Linux tenham acesso completo a essa tecnologia, terão duas alternativas: esperar que as empresas do meio forneçam informações para a implementação dessas funcionalidades para Linux, ou aguardar o surgimento de um "Blu-Ray-Jon".


    Saiba Mais:

    [1] Heise Online: http://www.h-online.com/open/news/it...d-1040242.html
    [2] VideoLAN: http://www.videolan.org/
    [3] libbluray: http://www.videolan.org/developers/libbluray.html
    [4] Repositório Git: git://git.videolan.org/libbluray.git

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L