• Microsoft Lança Toolkit de Bioinformática

    Recentemente a Microsoft anunciou o lançamento da versão 1.0 de seu toolkit para bioinformática em linguagem neutra, também conhecido como Microsoft Biology Foundation (MBF) [2]. Em um post realizado no blog Port 25 da Microsoft, peter Galli, atual gerente de código aberto para o grupo de estratégia de plataforma da empresa de Redmond, disse que o toolkit visa, inicialmente, a área da genômica (pesquisa genética).


    De acordo com o site do projeto, o toolkit é construído como uma extensão do framework .NET da Microsoft. Atualmente ele implementa vários parsers para formatos de arquivos comuns de bioinformática, algoritmos para manipulação de DNA e RNA, além, de seqüências de proteínas. O toolkit também possui um conjunto de conectores para serviços online da área biológica como NCBI BLAST (National Center for Biotechnology Information’s Basic Local Alignment Search Tool, localizado nos Estados Unidos). O projeto é coordenado pela Technology Advisory Board, que consiste de membros da Microsoft, da indústria, e da comunidade acadêmica.

    Maiores detalhes sobre o lançamento você encontra no Change Log [3]. A versão 1.0 do MBF está disponível para download [4] do portal de pesquisas da empresa (Microsoft Research Portal), e toda documentação necessária [5] é fornecida. O código fonte do projeto está hospedado no portal CodePlex da Microsoft e está sob a Microsoft Public License [6], uma licença de código aberto aprovada pela OSI.


    Saiba Mais:

    [1] Heise Online: http://www.h-online.com/open/news/it...t-1040700.html
    [2] Microsoft Biology Foundation (MBF): http://mbf.codeplex.com/
    [3] Change Log do MBF: http://mbf.codeplex.com/SourceContro.../changes/60869
    [4] Download do MBF: http://research.microsoft.com/en-us/projects/bio/
    [5] Documentação do MBF: http://mbf.codeplex.com/documentation
    [6] Microsoft Public License: http://mbf.codeplex.com/license

    Sobre o Autor: tuxdahora


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L