• Lançado Skype 2.1 Beta 2 para Linux

    Aproximadamente cinco meses após o lançamento do primeiro beta, os desenvolvedores do Skype para Linux anunciaram o segundo beta da versão 2.1. Além da correções de alguns bugs e localização (l11n), a versão 2.1.0.81 do Skype para Linux vem com algumas novidades que já estavam disponíveis nas versões para Mac e Windows. A versão atual para Windows é a 4.1. A versão para Mac OS X também está um pouco defasada, pois encontra-se na versão 2.8.

    Anexo 8865

    Dentre as novidades dessa nova versão do cliente destaca-se a possibilidade de 'citar mensagens no chat', correções na localização (l11n) de hora e a função de screen sharing. Como esta é uma versão beta, não é recomendado utilizá-la em ambientes de produção, pois ainda não está completamente estável. Para uma lista completa das alterações feitas nessa versão, está disponível no Blog do Skype [2] uma descrição detalhada.

    Os desenvolvedores solicitam que todos os usuários informem possíveis problemas que venham a ocorrer. O Skype 2.1 Beta 2 para Linux possui uma licença proprietária e tem como dependência as bibliotecas Qt 4.4.0, D-BUS 1.0.0 e libasound2 1.0.18. O download está disponível no site do projeto[3].


    Saiba Mais:

    [1] Heise On-Line: http://www.h-online.com/open/news/it...ng-909596.html
    [2] Skype Blog: http://share.skype.com/sites/garage/2010/01/skype_21_beta_2_aka_talking_sc.html
    [3] Skype Download: http://www.skype.com/download/skype/linux/gno

    Sobre o Autor: Magnun


    Comentários 4 Comentários
    1. Avatar de tuxdahora
      tuxdahora -
      Já notou como o desenvolvimento de programas com potencial comercial sempre atrasam (ou nunca são feitos) para Linux? Essa situação tem de mudar de uma vez por todas. Gostaria muito de poder ver, em um futuro próximo, o surgimento de vários aplicativos (e principalmente jogos) matadores para Linux. E o melhor! Todos gratuitos, dentro de uma licença como a GPL, e (sendo redundante) com código-fonte aberto.

      Só precisamos disso para podermos quebrar de vez esse mercado desleal que presenciamos em pleno crescimento nos dias de hoje.
    1. Avatar de code
      code -
      Alguém sabe dizer os aplicativos de código aberto que poderiam substituir completamente o Skype? Que sejam SL/CA (Software Livre e de Código Aberto) e façam tudo (e de preferência mais um pouco) do que o Skype atualmente faz?

      Caso não exista, alguém conhece algum(ns) aplicativos(s) de código aberto que, com um pouco de esforço no desenvolvimento, poderá fazer tudo o que o Skype atualmente faz?

      Seria importante termos uma alternativa SL/CA a esse tipo de programa, e a todo o seu mercado. Como o tuxdahora disse, parece que o mercado força o destaque apenas de programas que possuam o código fechado. Temos realmente que virar essa balança.
    1. Avatar de gontijobh
      gontijobh -
      Fazer tudo acredito que sim, mais o principal do Skype já não é a tecnologia e sim os usuários, não adianta sua empresa aderir a um outro programas (Ekiga por exemplo) mais seus clientes e fornecedores usam todos o Skype.
      Talvez quem sabe com o tempo isso mude com a adesão para outro programa que seja Livre, mais por agora, salvo alguns casos específicos, não é uma opção.
    1. Avatar de Magnun
      Magnun -
      Além do Eikiga, o Empathy também possui todos esses recursos.

      Apesar da UI do Empathy ainda ser 'simplória' ele tem ótimos recursos e promete muito.
    + Enviar Comentário

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L