• BlackPad: RIM na briga pelo Mercado de Tablets

    E para não perder a deixa e reforçar o já conturbado campo de batalha pelo mercado de tablets, a Research In Motion (RIM), fabricante do mundialmente conhecido BlackBerry, acaba de informar ao mundo que irá produzir um tablet para concorrer com o iPad da Apple. Por sinal, o pequeno possante já tem até nome: BlackPad. E eles serão mais rápidos que a Microsoft nessa corrida. Enquanto a empresa de Redmond afirma que seu produto estará disponível para os consumidores somente em 2011, a RIM planeja colocar nas prateleiras seu tablet ainda em novembro deste ano de 2010.

    A informação partiu de um relatório citando duas pessoas bastante familiarizadas com os planos da empresa. A própria Bloomberg relata que o tablet da RIM deverá possuir as mesmas dimensões do iPad, além de oferecer conexões via Wi-Fi e Bluetooth. O BlackPad ainda dará como opção ao consumidor o poder de efetuar conexões (interwebs) entre os aparelhos BlackBerry da companhia.

    Uma curiosidade de todo o processo, é que se você consultar pelo WHOIS, o domínio blackpad.com já está registrado. A data do registro é do dia 08 de julho de 2010. A empresa parece interessada em utilizar a sonoridade deste nome como sua principal arma contra o iPad. Ainda de acordo com a Bloomberg, quando o BlackPad chegar ao mercado em novembro, seu preço será algo "compatível" com o do iPad, que atualmente gira em torno de US$ 499,00. Já um analista (citando fontes de fornecedores na Ásia), afirma que o BlackPad virá com duas câmeras, uma na parte traseira do gadget para fotos e produção de vídeos, e uma na parte frontal, o que permitirá ao usuário efetuar video-conferências.

    Mas se o BlackPad parece ter somente pontos positivos, encontramos um bem negativo. Diferente do iPad da Apple, o tablet da RIM não permitirá acesso a rede de celulares (conexão 3G).

    Por enquanto nenhuma informação sobre o BlackPad partiu da própria RIM. Mas somente até a próxima semana, quando a empresa pretende hospedar um evento para a imprensa em plena Nova York, nos Estados Unidos. De lá, será revelado para o mundo inteiro o novo BlackBerry 9800, que já oferecerá tela touchscreen assim com teclado físico para iteração com o usuário. É possível que a empresa utilize o espaço deste evento para oferecer maiores informações sobre o BlackPad para os consumidores. O smartphone também virá com o novíssimo BlackBerry OS 6, um sistema operacional orientado para o consumidor.

    Ainda não há maiores informações sobre o hardware do futuro tablet da RIM, mas espera-se que não deixe nem um pouco a desejar ao iPad. Como a Microsoft, a RIM também enfrentará um mercado que a Apple conseguiu abocanhar quase por inteiro em um curtíssimo intervalo de tempo. A empresa de Steve Jobs começou a comercializar o iPad no início de janeiro deste ano, e até o momento já comercializou mais de 3 milhões de unidades. E a promessa da companhia é vender até 10 milhões de unidades do iPad até o final deste ano de 2010. Isso significa que, quando a RIM começar a comercializar seu tablet, já terá um mercado bastante reduzido. E assim como a Microsoft, não poderá lançar um tablet "mais do mesmo". Isso seria jogar investimento (tempo, mão-de-obra e dinheiro) na lata do lixo.


    Notícias Relacionadas:

    - Microsoft Investindo em Tablet para Concorrer com iPad


    Links de Interesse:

    - RIM answers Apple iPad with...The BlackPad
    - RIM set to join the tablet fray this fall with "Blackpad"

    Sobre o Autor: saryshagan


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L