• Videos do YouTube com 15 Minutos de Duração

    Todos sabem que os vídeos do YouTube sempre tiveram a limitação de 10 minutos de duração. No início do projeto nas mãos do Google, esse tempo era "mais que suficiente" para atender as necessidades de seus usuários. Para ser mais exato, o padrão adotado era considerado inovador para a época. Mas com o recente avanço da tecnologia, a diminuição contínua dos preços de computadores, e o aumento da largura de banda para os acessos a Internet por parte da população, o YouTube estava ficando defasado.

    O YouTube informou recentemente que seu sistema de identificação de conteúdo (Content ID) já permite que sejam utilizados mais 5 minutos de reprodução para os filmes disponibilizados no Portal de vídeos da empresa. Com todos os grandes estúdios de cinema e gravadoras utilizando o Content ID para farejar material com copyright, e com toda a tecnologia evoluída o suficiente, o YouTube já pode se dar ao luxo de "relaxar" o limite de upload, que foi introduzido (com a desculpa primária de) tentar manter a pirataria de show televisivos fora do site. Não que tenha funcionado...

    Já os parceiros de conteúdo, como a CBS, sempre teve permissão de efetuar o upload de vídeos muito mais longos em duração, permitindo que o Portal disponibilizasse programas televisivos completos e até mesmo filmes.

    Claro que nem todos aprovaram essa mudança. Algumas pessoas acham que com esses 5 minutos a mais, muitos usuários vão "perder o foco" de suas produções, tornando-as maçantes o suficiente para perder audiência. Afinal, quanto mais se tem, mais se quer. E é de se esperar que a maioria esmagadora dos usuários registrados no YouTube farão questão de produzir seus vídeos utilizando todo o novo tempo permitido. Isso sem contar todos os possíveis "remakes" dos vídeos já existentes, que receberão "expansões" por parte de seus "criadores". Afinal, quem não quer seus 15 minutos de fama?

    Esse problema potencial que foi levantado, é bem possível de acontecer. Mas é claro que não teremos somente decepções multimídia. Por sinal, existem muitas produções no Portal que já mereciam desde o início alguns minutos extras. Dentre eles podemos destacar (por categorias) as apresentações de video-games, os homespum sitcons, e principalmente os vídeos tutoriais. Quem não se sentiria confortável para apresentar um video-tutorial com 5 minutos a mais, para poder explicar o tema com mais detalhes ou mesmo ampliar o escopo da apresentação?

    E fica uma pergunta: por que o YouTube não deixou o limite para os vídeos na casa dos 20 minutos de duração? Se agora o YouTube conta com o Content ID para impedir a pirataria de programas televisivos que possuam copyright, não há o que temer. Afinal, tendo ou não copyright, o padrão de programas de 30 minutos contém 20 minutos de conteúdo (o resto é só propaganda que todos nós temos de aturar e tentar a sanidade mental de nossos cérebros). Provavelmente essa deve ser uma imposição da mídia, já que eles parecem ainda não estarem confortáveis com as atuais seguranças aplicadas ao portal de vídeos do Google.

    mas quem sabe algum dia teremos a liberdade de apresentar vídeos no YouTube com até 2 horas de duração (o tempo médio dos atuais filmes produzidos)? Aposto que muitos usuários (que aqui os chamarei de "cineastas anônimos") iriam adorar essa deixa e apresentar suas veias artísticas com belas produções. E aposto que muitos iriam desbancar (e humilhar) a atual panelinha cinematográfica que toma conta do mercado de entretenimento, com produções ao preço de algumas centenas de reais, e conteúdo realmente "útil" para a nossa sociedade.


    Links de Interesse:

    - YouTube Now Supports 15 Minutes of Fame