• Falha Crítica no Adobe Reader Tratada com Descaso

    "Algumas coisas se tornaram tão comuns, que ninguém mais toma conhecimento delas". Foi exatamente esse o comentário feito pelo especialista em segurança Charlie Miller, ao apresentar uma falha em produtos Adobe's Reader durante a conferência Black Hat 2010, realizada em Las Vegas no período de 24 à 29 de julho. Após a sua apresentação, Miller comentou o quanto é frágil o sistema de segurança da Adobe, dando margens a tantas ocorrências de exploração de vulnerabilidades e consequentemente, gerando sérios ataques.




    A Adobe já confirmou que a falha que afeta a atual versão do Adobe Reader para Windows, Mac OS X e Unix, pode ser perfeitamente explorada para injetar código arbitrário em um sistema e executá-lo. Se as versões mais antigas foram atingidas por essas vulnerabilidade, essa ocorrência até então, permanece obscura. Em decorrência desses fatos, a Adobe disse que sua equipe está trabalhando para realizar uma correção e determinando se as informações divulgadas por Miller, garantem que seja liberada uma atualização sem agendamento prévio.

    No último mês de maio, o diretor de privacidade e segurança de produtos Adobe, Brad Arkin, disse que associa às questões de vulnerabilidade de segurança ao fato de que a sua empresa, esteja considerando a possibilidade de encurtar os ciclos de atualização trimestral do Adobe Reader e do Acrobat para 30 dias. Além disso, há também um grande interesse na implantação de patches através de outros canais, como o Microsoft Update. Outra falha detectada recentemente no PDF permite que os usuários do jailbreak iPhone, do iPod touch e do IPad possam acessar diretamente a página JailbreakMe.com através desses dispositivos. Segundo a F-Secure, esta falha não afeta o Adobe Reader. Em contrapartida, com o Foxit Reader a falha pode aparentemente, ser explorada com a intenção de provocar um acidente.


    Saiba Mais:

    [1]Heise On-line: http://www.h-online.com/security/new...w-1050622.html
    [2] F-Secure: http://www.f-secure.com/weblog/archives/00002002.html