• Os Motivos para a Demissão de Papermaster da Apple

    Parece que o motivo para a saída de Mark Papermaster da Apple foi de "incompatibilidade cultural", além da perda de confiança de Steve Jobs em seu trabalho. Aparentemente, os motivos que levaram Jobs a perder a confiança em seu funcionário não se restringem ao "antennagate", o notório caso de problema de recepção de sinal do novo iPhone 4. De acordo com fontes do WSJ (Wall Street Journal), a gota d'água para a saída de Papermaster da empresa da maçã veio como resultado de uma "briga" com Jobs.

    Porém, muitos ainda se perguntam, o quanto o "Antennagate" pesou para sua retirada? Para o WSJ, os autores da matéria Yukari Iwatani Kane e Ian Sherr escreveram que "Sr. Papermaster havia perdido a confiança de Sr. Jobs meses atrás, e desde então não tem sido parte do processo de tomada de decisões, disseram essas pessoas". Os autores acrescentaram que "Eles adicionaram que o Sr. Papermaster não parecia possuir o tipo de criatividade esperado pela Apple, e não estava participando da cultura corporativa da empresa, onde até mesmo os altos executivos são esperados para sempre se preocuparem com o menor dos detalhes em suas áreas de responsabilidade, e4 freqüentemente têm de lidar com muitas tarefas diretamente, em vez de delegar as mesmas".

    Em pleno sábado deste último final de semana (dia 7 de agosto) a Apple havia anunciado que Papermaster, até então o atual responsável pelas divisões do iPad e iPod, havia se desligado da companhia. A Apple havia recrutado Papermaster dois anos antes, direto de sua rival, a IBM, mas parece que ele não foi a melhor escolha para a posição de "comandante" da divisão de desenvolvimento do iPhone.

    O relatório também destacou que foi Jobs, e não Papermaster, que decidiu avançar com o desenvolvimento de um novo iPhone com antena externa, apesar de o mesmo já saber sobre os problemas de degradação de sinal causada pelos próprios usuários, ao segurarem seus aparelhos para uso. E essa notícia diverge da informação oficial da Apple, onde afirma que a empresa só descobriu o problema de antena do iPhone 4 após a liberação do produto para "consumo público".

    Separadamente, John Gruber do Daring Fireball afirma que lhe informaram sobre Papermaster ser "o cara responsável pela antena". Ele também indica que o problema de perda de sinal foi detectado há dois anos atrás. Nas palavras de Gruber, "Esse não é um problema que ele não pegaram, ouq eu descobriram tarde demais", e continuou "Então, de um lado, vemos claramente o design fundamental da antena precedido por Papermaster. Mas por outro lado, houve muito tempo para encontrar uma solução para o problema".

    O New York Times também relata alguns "extras", e diz que Papermaster foi expulso após um número de problemas relacionados a hardware "incluindo alguns relacionados ao iPod Touch". Por sinal, se essa informação for verídica, explicaria a renovação do produto engendrada pela Apple no último ano. Originalmente, o novo iPod Touch deveria ter vindo com uma câmera, mas essa funcionalidade foi retirada, devido as peças defeituosas encontradas com os módulos de câmera obtidos.

    O NYT ainda observou que Papermaster se juntou a Apple quando Jobs estava de licença médica. Ele se juntou a companhia numa época em que os executivos tinham liberdade (provisória) para tomarem decisões. O jornal diz que Papermaster foi, provavelmente, mal preparado para o retorno de Jobs.


    Notícias Relacionadas:

    - Apple Correndo Atrás do Prejuízo com Patch para iPad e iPhone
    - A Grande Oportunidade da Apple
    - Rumores Quentes sobre o iPhone da Verizon
    - O Impacto de Demissões em Grandes Empresas


    Links de Interesse:

    - Papermaster's Apple exit a result of falling out with Steve Jobs