• Discovery Channel Pisa na Bola com Fan Site

    Quer a receita mágica para transformar leais fãs em inimigos declarados? Aprenda com a Discovery! Parece que na Discovery, os advogados e o pessoal de marketing do The Discovery Channel não conversam muito entre si. Os profissionais de marketing por trás do show "The Deadliest Catch" tem apoiado quase que incondicionalmente uma comunidade de fãs chamada DeadliestCatchTV.com. Inclusive, de forma regular, abastecia a comunidade com informações de seu site oficial, clipes livres, previews e informações em geral sobre o show. Inclusive, eles apontam um link do site oficial para uma lista de "fan sites", como parte da "Discovery network", e chegaram ao ponto de enquadrar o site com seu próprio dashboard de shows para quem quiser clicar.

    Até esse ponto, tudo "às mil maravilhas", não concorda? Nada mais prazeroso para um "fã" do ter a retribuição de seu "ídolo". O problema vem a seguir com os advogados da própria Discovery. Do nada, eles ameaçaram processar o fan site caso ele continuasse a existir. Além disso querem tomar o nome de domínio a todo custo. E o pior é o fan site não tem "forças" (i. é, dinheiro) para entrar nessa briga, e vão ser obrigados a encerrar seu projeto. Mesmo que o problema seja de marca registrada (que qualquer um percebe que poderia ser regularizado via o fornecimento de uma licença livre), os irredutíveis advogados tiveram a coragem de apresentar um argumento (considerado bastante ridículo para a comunidade) de que os vídeos postados no site são propriedade da Discovery, e o fan site estava violando direitos autorias da empresa.

    E os advogados não pararam por ai, não. Eles também alegam que o uso de vídeos oficiais da Discovery cadastrados no YouTube (que a própria empresa não bloqueou a capacidade de embarque em sua conta no YouTube, sinalizando que o procedimento é permitido) também é uma violação de copyright. E essa atitude é tudo que a comunidade precisava para deixar de ser fã e começar a odiar todo o canal televisivo.

    Qualquer empresa que se preze, vê essa atitude como um verdadeiro "tiro no pé". E se acham que isso é fruto de uma nova e inovadora "política" para se conseguir mercado, na verdade é querer brincar de "roleta russa" usando todas as balas no cilindro. Não existe nenhuma empresa bem administrada no mundo que pense em conseguir mercado através do ódio de seu público.

    Mesmo que esse seja um problema de comunicação (o que duvido), será tarde demais quando alguém com poder e bom senso para resolver essa questão, "perceber" o que está acontecendo. No final, ninguém assumirá a culpa e ficará por isso mesmo. E veremos mais um grupo de fãs traídos, e uma empresa acusando "miopia".

    Na página oficial do DeadliestCatchTV.com você já encontra uma mensagem de despedida dos organizadores do fan site. Uma mensagem bem triste e revoltada, feita pelo sentimento mais puro de traição (sim, eles foram traídos). Traição de uma empresa que os apoiou em tudo, os fomentou e motivou, para depois puxar seu tapete, atirá-los na rua e fechar suas portas. Bye Bye Discovery Channel...


    Links de Interesse:

    - Discovery Threatens Fan Site It Also Promotes
    - Deadliest Catch TV
    Comentários 2 Comentários
    1. Avatar de Thais
      Thais -
      É, parece que o que os marketeiros investiram pensando no consumidor espectador, os advogados arrancaram e destruiram. Deve sim ter sido falta de comunicação, mas espere um pouco, a Discovery deve ter profissionais capacitados representando-a, não?! Este caso está soando estranho....
      De qualquer forma, a maioria dos espectadores do canal não ficará sabendo da notícia, e dos que ficarem, não muitos se lembrarão disso por muito tempo, e para os que lembrarem, caso realmente tenha sido falta de comunicação, eles conseguem reverter a situação. No ramo de marketing, influenciar um consumidor ainda é muito fácil, mas necessita de algum tempo e dinheiro - isso a Discovery tem de sobra.
    1. Avatar de saryshagan
      saryshagan -
      Como diz o ditado: "São necessários anos para se construir uma reputação, e apenas alguns segundos para destruí-la". Claro que nos dias de hoje, com a mídia e o mundo digital, ganha quem "gritar mais alto". Outro ponto negativo é que a cada nova geração, parece que as pessoas tem ficado cada vez mais "sem memória".

      A Discovery tem, sim, muito dinheiro (e poder) para investir no seu "nome"; E destruir uma ou duas comunidades, para ela deve ser passa-tempo. Por isso, estou fazendo a minha parte na minoria, ajudando o DeadliestCatchTV.com a divulgar o ocorrido aqui no Brasil. Esse não foi o primeiro caso de desrespeito com comunidades, e pelo visto, não vai ser o último (lembram do caso da Nokia noticiado no BR-Linux?).

      Coisas como essa tem acontecido em demasia: as empresas que um dia lhe apoiam, no outro lhe processam. E dificilmente as coisas voltam a ser como era antes, mesmo quando a empresa reconhece seu erro. Claro que eu gostaria muito de ver a Discovery se redimir, e consertar essa lambança da melhor maneira possível. Inclusive voltar a apoiar essa comunidade de fãs, só que dessa vez com um documento oficial divulgado em ambos os sites.
    + Enviar Comentário


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L