• Scala Apresenta Roadmap

    Cerca de um mês após o seu último grande lançamento que foi a versão 2.8, Martin Odersky, o desenvolvedor da linguagem de programação Scala, apresentou um roteiro com os planos do projeto para os próximos meses. A primeira versão de correção de erros para a edição atual, a 2.8, está prevista para ser publicada no mês de setembro ou em outubro de 2010. A necessidade de uma versão de correção é considerada muito importante, levando em consideração que mais da metade dos participantes já migrou seus projetos para a versão atual, ou planeja fazê-lo em breve apesar da versão atual oferecer total compatibilidade com sua antecessora. Esta conclusão é tirada dos resultados de um inquérito realizado pelos do desenvolvedores Scala em seu web site.




    Na versão 2.9, que poderia ser lançada no final do ano, Odersky prometeu incluir novas bibliotecas. Uma adição importante será por exemplo, a coleção de classes paralelas, que pode fazer melhor uso dos processadores multicore. A computação paralela, irá desempenhar um papel importante na reformulação para a próxima versão do Scala. Isso não é surpreendente porque a referida linguagem, sendo uma mistura de estilos de programação funcional e orientada a objetos, de uma maneira geral presta-se a este tipo de abordagem.

    A linguagem de programação Scala foi desenvolvida na École Polytechnique Fédérale de Lausanne e desde a sua criação, sua popularidade não parou de aumentar. Scala integra-se bem em Java e na plataforma .NET, além de ser uma linguagem de propósito geral, capaz de executar todas as tarefas que poderiam ser programadas em Java ou C#.


    Saiba Mais:

    [1] Scala: http://www.scala-lang.org/node/7285