• Google: Processo da Oracle Não Tem Base

    O Google irá entrar na batalha contra a Oracle, em resposta ao processo de violação de patentes e direitos autorais que a Oracle apresentou sobre o uso do Java na plataforma de telefonia móvel do Google - o Android. De acordo com Aaron Zamost, um porta-voz do Google que se pronunciou via e-mail nesta sexta-feira (dia 13 de agosto), o processo da Oracle é um ataque decepcionante e "sem fundamentos", não somente contra o Google, mas contra toda comunidade Java de código aberto. Nas suas palavras "A comunidade java de código aberto vai além de qualquer corporação e trabalha todo dia para tornar a Web um lugar melhor. Nós iremos defender vigorosamente os padrões de código aberto e continuaremos a trabalhar com a indústria para desenvolver a plataforma Android".

    A resposta do Google veio após a Oracle ter afirmado em um comunicado realizado na quinta-feira (dia 12 de agosto) que o Google havia infringido "conscientemente, de forma direta e repetida" algumas patentes de propriedades intelectuais relacionadas a Java. O processo foi apresentado à corte de San Francisco, Califórnia.

    A comunidade Java de código aberto vai além de qualquer corporação e trabalha todo dia para tornar a Web um lugar melhor. Nós iremos defender vigorosamente os padrões de código aberto e continuaremos a trabalhar com a indústria para desenvolver a plataforma Android.

    -- Google
    Juntamente com a aquisição da Sun Microsystems no início deste ano, a Oracle também obteve os direitos sobre a tecnologia Java. A Oracle está especificamente tendo problema com a tecnologia do Google, chamada Dalvik, que é compatível com a tecnologia java e está em uso na plataforma Android da empresa. Conforme está descrito na documentação oficial do Android, o Dalvik é uma máquina virtual otimizada para recursos móveis, e todas as aplicações Android rodam em seus próprios processos com sua própria instância Dalvik.

    Em um documento oficial para desenvolvedores do Android, você encontra escrito que "O Dalvik foi escrito de modo que um dispositivo pode executar várias VMs de forma eficiente. A VM Dalvik executa os arquivos no formato Dalvik Executable (.dex) que é otimizado para uso mínimo de footprint de memória. A VM é baseada em registradores,e roda classes compiladas na linguagem do compilador Java que foram transformadas para o formato .dex pela inclusão da ferramenta 'dx'". E continua "A VM Dalvik depende do kernel Linux para uma funcionalidade subjacente como uma threading e gerenciamento de memória de baixo-nível".

    No passado, houve especulações sobre a possibilidade legal de contestação jurídica por parte da Sun sobre o Dalvik, e foi dado sucesso ao Android. Mas isso não impediu a Oracle de "arriscar" destruir o mercado Android do Google, ao entrar de forma litigiosa nesse processo. Porém, mesmo com todas as cartas a favor do Google, esse processo poderia prejudicar gravemente o Android (e seu mercado). Al Hilwa, uma analista do IDC chegou a comentar via e-mail que "Muitos esperavam que a Sun fosse atacar o fork do java utilizado no Android, mas esperar o Android ser um sucesso para atacar pode ser muito perturbador".

    Muitos esperavam que a Sun fosse atacar o fork do Java utilizado no Android, mas esperar o Android ser um sucesso para atacar pode ser muito perturbador.

    -- Al Hilwa, analista do IDC
    Hilda chegou a adicionar que "Essa é uma típica ação de defesa de propriedade intelectual, mas pode ter sérias conseqüências para o mercado do Android e sua adoção por OEMs. basicamente, ela diz que a Oracle quer entrar em ação e alavancar melhor, financeiramente, seus ativos Java".

    E o processo da Oracle contra o Google nunca surpreendeu James Gosling, considerado por muitos como o "Pai" do Java. Ele escreveu em seu blog pessoal que "Durante as reuniões de integração entre a Sun e a Oracle, onde estava sendo avaliado a situação de patentes entre a Sun e o Google, nós podíamos ver os olhos dos advogados da Oracle brilhando. O processo por patentes nunca esteve no código genético da Sun".


    Notícias Relacionadas:

    - Oracle Processa Google
    - Alemanha de Olho no Google Street View
    - Google Adquire Slide
    - Google e Verizon: O Fim da neutralidade na Rede


    Links de Interesse:

    - Google calls Oracle lawsuit 'baseless,' vows to fight it