• Nexenta Core Platform 3.0

    A equipe de desenvolvimento e manutenção do Nexenta já anunciou o lançamento da versão final do seu Nexenta Core Platform (NCP) 3.0, a sua distribuição híbrida que combina o kernel do OpenSolaris com os componentes do Ubuntu, integrando as funcionalidades do Solaris como o sistema de arquivos ZFS (ZettaByte File System). Essa versão final é baseada no OpenSolaris build 134 + e oferece suporte para o arquivo de deduplicação ZFS (para a eliminação de dados duplicados no sistema) e adiciona mais de 13.000 pacotes no repositório. Houve também atualizações que incluem os pacotes Binutils, Coreutils, o compilador GCC, as linguagens Perl, Python e Ruby, além das bibliotecas Gt e GTK, além da adição de suporte SMF para aplicações como Apache, MySQL, PostgreSQL e Exim4.



    No anúncio de lançamento da versão 3.0, a equipe do Nexenta também apresentou planos futuros para o Core Platform. Num futuro próximo, uma versão 3.9 para o NCP será criada, com bases construídas sobre o Illumos, rompendo os laços com o projeto OpenSolaris. Desde que a Oracle considerou a hipótese de abandonar o desenvolvimento do OpenSolaris, o recém-lançado Illumos vem agora como uma alternativa aberta e a Nexenta System está entre as empresas interessadas em seu desenvolvimento.

    A médio prazo, os desenvolvedores Nexenta disseram que o NCP 4.0 será construído sobre o 3.9, mas substituirão o Ubuntu 8.04 Hardy Heron por uma versão mais recente do Debian ou mesmo do próprio Ubuntu, assunto este que terá lugar nas listas de discussão da comunidade. Nexenta Core Platform 3.0 está disponível para download e está licenciado sob uma combinação de licenças, incluindo a CDDL e GPL.

    Saiba Mais:

    [1] Nexenta Core Platform: http://www.nexenta.org/
    [2] Download do NCP 3.0: http://www.nexenta.org/projects/site...DownloadStable

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L