• Software livre - Ensino de Línguas Mediado por Computador

    Estou ministrando uma disciplina sobre Software Livre na UFMG, no curso de Ensino de Línguas Mediado por Computador. Por sugestão dos alunos, resolvi trazer algumas tarefas para cá. A ideia surgiu de um problema que estou tendo com meu servidor: o curso todo foi montado num Moodle instalado lá. O servidor roda Linux, Apache, MySQL, PHP, tenho acesso completo ao banco de dados, de modo que tenho total controle de toda a situação... desde que tudo funcione!

    Ok, não está funcionando e a lista de problemas é chata demais, acaba um começa outro, cansa minha beleza. Sugeri usar o moodle da UFMG, mas nem todos os alunos tem acesso imediato, e já estamos mais de uma semana atrasados e nem vou arriscar.

    Usar o Teleduc da UFMG seria uma possibilidade, mas também demandaria tempo para adaptar e importar as atividades do moodle para lá. Tempo que não temos.
    Então decidi aceitar a sugestão do Marcus Valadares: usar os blogs para as atividades.

    Minha primeira reação foi contrária, não queria tornar o curso público, para dar espaço às pessoas inclusive para se posicionarem contra o Software Livre e de Código Aberto (SL/CA), deixar a discussão rolar bem solta... E isso foi feito um pouquinho, por e-mail, a partir de um vídeo do Alexandre Oliva, do FISL 10 (2009), disponibilizado pela TV Software Livre:

    http://tv.softwarelivre.org/sites/de...l4-25-isca.ogg

    Bom, o Under-Linux, um dos maiores Portais de Software Livre do Brasil, é o único lugar em que atualmente mantenho um blog, e é um espaço onde encontrei muitas pessoas maravilhosas do Software Livre, interessadas em trocar ideias e em compartilhar conhecimento, preocupadas com documentação de SL e dando total apoio ao Texto Livre.

    Pensei bem e concluí que abrir a interação da turma, constituída principalmente por professores de línguas, com essa comunidade da Underlinux, seria realmente uma vivência muito apropriada a uma disciplina sobre software livre. Assim, convido todos a participar desta série de discussões que serão feitas neste blog até o início de setembro.

    Para começar, sugiro retomar aqui a discussão do vídeo do alexandre Oliva (quem sabe ele próprio não nos dá a honra de sua presença?).
    Este artigo foi publicado originalmente no blog: Software livre - Ensino de Línguas Mediado por Computador iniciado por acris