• Urbi: Software para Robótica de Código Aberto

    A Gostai, uma empresa francesa especialista em robótica anunciou recentemente que seu sistema operacional para robótica, o Urbi, agora já está disponível em código aberto. Essa plataforma robótica é compatível com o Linux, Windows, e vários outros sistemas operacionais em tempo-real, e utiliza uma nova linguagem de script para orquestração chamada urbiscript, que integra naturalmente paralelismo e programação baseada em eventos.


    Discutindo o anúncio durante a conferência ICRA'10 no Alaska, Jean-Christophe Baillie, atual CEO e fundador da Gostai, afirmou que "Ir de código aberto com uma licença compatível com a GPL é a melhor maneira de garantir que o Urbi sempre estará disponível de forma livre para qualquer um utilizar, verificar e compartilhar, mantendo um modelo de licenciamento duplo, oferecendo suporte e funcionalidades avançadas para parceiros comerciais", e adicionou, "Vindo de um laboratório acadêmico de pesquisa, a Gostai sempre acreditou no modelo de código aberto e no compartilhamento da inovação. Há muito tempo que estamos trabalhando para preparar o Urbi para esse movimento, e agora está pronto!".

    Por sinal, o software Urbi já disponível para prover funcionalidade para uma ampla gama de dispositivos, incluindo o cachorro-robô da Sony, o Aibo, o Segway, o Lego Mindstorms NXT, e muitos outros.

    Para maiores informações sobre o Urbi visite o Portal Urbi Forge [2]. A última versão estável é a versão 2.1 do Urbi SDK, e já está disponível para download [3] do site oficial do projeto. Você também encontra toda a documentação [4] necessária para começar seus projetos. O código fonte do Urbi está sob a versão 3 da GNU Affero General Public License (AGPLv3).


    Saiba Mais:

    [1] Heise Online: http://www.h-online.com/open/news/it...d-1063042.html
    [2] Portal Urbi Forge: http://www.urbiforge.org/
    [3] Download do Urbi SDK 2.1: http://www.urbiforge.org/index.php/Main/Downloads
    [4] Documentação do Urbi: http://www.urbiforge.org/index.php/Main/Docs