• Fórmulas Matemáticas no WebKit

    Até agora, aqueles que precisavam apresentar fórmulas matemáticas em páginas Web só tinham "dois" caminhos: utilizar imagens ou, utilizar a linguagem XML MathML [2] para a representação de fórmulas matemáticas. Agora, o navegador de código aberto WebKit já permite o uso de MathML, mesmo que seu suporte se resuma aos nightly builds do projeto, e não uma versão estável para uso público. Ainda em desenvolvimento, essas versões do WebKit geradas todas as noites são destinadas a desenvolvedores, e para aqueles que de testar e experimentar o que há de mais moderno em software (também conhecido como beta testers).

    E parece que a representação de fórmulas matemáticas no WebKit são as melhores. Em comparação a outros cinco navegadores mais utilizados que possuem suporte para MathML, o WebKit se destaca na renderização (quase) profissional de fórmulas matemáticas. Em segundo lugar vem o navegador Firefox da Fundação Mozilla, em quarto lugar o Opera, em quinto lugar vem empatado o Chrome e o Safari, e por último o Internet Explorer 9 (o quarto preview). O Internet Explorer 8 não é capaz de utilizar MathML.


    As diferenças são gritantes ao comparar uma fórmula de uma determinada integral, sendo o principal responsável 9ou culpado) a diferença de interpretação do atributo maxsize. Mas tanto o Firefox quanto o Opera seguem a risca os padrões W3C [3], o que nesse caso comprometem a apresentação ideal. Já o WebKit, ignora o atributo maxsize, apresentando integrais em um tamanho ditado pelo integrand.

    Porém, mesmo não sendo o padrão, a melhor apresentação e "descomplicação" de uso para a apresentação de fórmulas matemáticas no navegador é através do jsMath [4]. Para quem é usuário LaTeX, escrever as fórmulas numa página Web é idêntico (e muito mais limpo, fácil, e funcional). Quem já tentou utilizar MathML para escrever grandes fórmulas sabe o martírio que é o processo. E a chances de aparecerem erros, são muitas. Já com o jsMath, um framework em Javascript, escrever fórmulas matemáticas é muito mais intuitivo, e com instruções curtas, você produz qualquer fórmula matemática que desejar. Para quem nunca viu LaTeX, pode assustar, mas para quem conhece, estará com a "faca e o queijo" nas mãos.


    Saiba Mais:

    [1] Heise Online: http://www.h-online.com/open/news/it...s-1061320.html
    [2] MathML: http://www.w3.org/TR/MathML/
    [3] W3C para MathML: http://www.w3.org/TR/MathML/chapter3.html#id.3.2.5.8
    [4] jsMath: http://www.math.union.edu/~dpvc/jsMath/