• Fennec Alpha para Nokia N900 e Android

    A Mozilla divulgou a chegada do primeiro alfa da versão 2.0 do Firefox Mobile, também conhecido como " Fennec" para o Nokia N900 e vários dispositivos que executam a plataforma Android. As últimas versões móveis do Firefox são construídas sobre a versão 2.0 da plataforma de renderização Gecko (mesmo mecanismo do navegador Firefox 4.0), e inclui vários elementos de desktop, como suporte embutido para Firefox Sync, add-ons e "Awesome Bar".



    Segundo o diretor da Mozilla Mobile, Stuart Parmenter, o foco principal da versão alpha do Fennec está voltado para aumentar o desempenho e a capacidade de resposta às ações do usuário. Os desenvolvedores estão implementando isso utilizando duas tecnologias principais chamadas de "Electrolysis" e "Layers". Eletrolysis permite que a interface do navegador possa rodar em um processo separado do que trata do conteúdo web, e dessa forma, Fennec poderá reagir à entrada de dados mais rapidamente, ao mesmo tempo em que as páginas são carregadas ou o código JavaScript estiver sendo executado.

    Parmenter diz que uma versão beta do futuro começará a tirar vantagem do Layers, com melhorias expressivas para o desempenho gráfico em ações intensivas como rolagem, zoom, animações e vídeo. Outras mudanças incluem otimizações no processador ARM, melhorias no motor de JavaScript TraceMonkey e suporte para várias tecnologias como HTML5 e armazenamento offline.

    Fennec para Android requer a versão 2.0 do Android ou versão posterior. A lista com todos os dispositivos suportados está disponível no Mozilla Wiki. Além disso, os desenvolvedores pedem que os usuários que testarem a versão alpha em questão, devem enviar feedback e relatar quaisquer falhas que encontrarem. Detalhes adicionais sobre o lançamento, incluindo um vídeo de demonstração, podem ser encontrados no anúncio oficial e em notas de abertura. Os usuários podem baixar o Fennec, visitando Firefox.com/m/alpha do seu Nokia N900 ou dispositivo Android, e os Release Notes também listam as versões para download do Firefox Mobile para Windows, Mac OS X ou Linux, que permitem aos usuários avaliar o navegador sem usar um dispositivo Android ou um Nokia N900.


    Saiba Mais:

    [1] Fennec Alpha para Android e Nokia N900: http://www.mozilla.com/en-US/mobile/...tes/index.html
    [2] The Mozilla Blog: http://blog.mozilla.com/blog/2010/08...nd-nokia-n900/

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L