• Canonical Libera Ubuntu 10.10 Beta

    A Canonical e os desenvolvedores do Ubuntu acabam de lançar a primeira versão beta do Ubuntu 10.10, codinome "Maverick Meerkat". Ainda de acordo com a equipe de desenvolvimento, essa etapa será a primeira e única versão Beta a ser lançada, que será seguida diretamente por uma release candidate já no final desse mẽs de setembro, dia 30. O Ubuntu 10.10 Beta é baseado na versão 2.6.35-19.28 do kernel Linux, e vem embarcada com a versão 2.31 GNOME, o ambiente de desktop padrão desta distribuição patrocinada pela Canonical.

    Dentre outras alterações, destaca-se a inclusão de controles de playback de música no Sound Indicator, além de vários pacotes atualizados, incluindo o ainda não lançado o navegador Firefox 3.6.9. Já no Maverick Meerkat ocorrerá a substituição do F-Spot pelo Shotwell, como aplicativo de imagem padrão, e também já vem embarcada com a versão 2.30.2 do cliente de e-mail Evolution, que está muito mais rápido que a versão do Evolution embarcada no último Ubuntu 10.04 LTS 3, codinome Lucid Lynx.

    O Gwibber também foi atualizado para trabalhar com o novo sistema de atualização "OAuth-only" do Twitter. E em se tratando de sistema de arquivos, o Maverick Meerkat já suporta a instalação do Btrfs, quando o particionamento manual for requerido pelo usuário durante o processo de instalação do sistema, porém ainda se faz necessário que o /boot esteja configurado com um sistema de arquivos diferente.

    Outra funcionalidade interessante será incorporada no "Software Center". Ele será capaz de oferecer para os usuários as categorias "Featured" e "What's new", além de um histórico para saber qual software foi instalado ou removido. A novidade mesmo é que ele irá oferecer aplicativos à venda.

    As outras variantes do Ubuntu também já lançaram seus respectivos betas, com o Ubuntu Network Edition já rodando o Unity com sua barra de menu global como um desktop padrão. Já o Kubuntu está oferecendo uma única imagem que serve tato para instalações em desktops ou netbooks. No processo de instalação, o gerenciador instala o desktop Plasma adequado de acordo com o tamanho de tela do dispositivo do usuário. E para finalizar, o Xubuntu já vem embarcado com a última versão do ambiente de desktop XFCE, a 4.6.2.

    Claro que essa versão beta, pelo próprio rótulo, é uma versão de desenvolvimento. OE como sempre, os desenvolvedores aconselham os usuários a não utilizarem esse lançamento em ambientes de produção, muito menos em missão crítica. Entretanto, os usuários que estiverem interessados em testar a versão, os desenvolvedores incentivam o feedback e o relato de qualquer bug que possam vir a ser encontrado.

    Para obter maiores detalhes sobre esse lançamento, incluindo uma lista contendo todos os problemas conhecidos, acesse o anúncio oficial de lançamento e as notas de lançamento do Ubuntu 10.10 Beta. Uma lista contendo todas as mudanças e funcionalidades planejadas para essa nova versão 10.10 você encontra nas Blueprints da página do Maverick.

    Usuários que já utilizem o Ubuntu 10.04 LTS 3 em um desktop (e não a versão servidor) poderá efetuar a atualização de todo o sistema ao pressionarem junto as teclas ALT e F2 (ALT+F2), e digitar no campo de dados da janela que aparecerá o seguinte comando:

    update-manager -d

    A versão final (e estável) do Ubuntu 10.10 está agendada para ser liberada no dia 10 de outubro desse ano de 2010 (10/10/10). A próxima versão do Ubuntu será a 11.04, codinome Natty Narwhal, e está programada para ser lançada em abril de 2011. A última versão estável do Ubuntu é a 10.04.1 LTS 3, codinome Lucid Lynx, atualizada no meio de agosto desse ano de 2010.


    Links de Interesse:

    - Canonical releases Ubuntu 10.10 Beta

    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

    Comentários 2 Comentários
    1. Avatar de Negrisp
      Negrisp -
      Bom Dia!

      quero baixar o Ubuntu 10.10 mas os links que estão disponíveis não estão funcionando.

      onde baixar?

      Obrigado.
    1. Avatar de saryshagan
      saryshagan -
      Citação Postado originalmente por Negrisp Ver Post
      Bom Dia!

      quero baixar o Ubuntu 10.10 mas os links que estão disponíveis não estão funcionando.

      onde baixar?

      Obrigado.
      O Ubuntu 10.10 já não é mais Beta e sua versão oficial já liberada para download há alguns dias atrás. Para baixar a última versão, vá até o site oficial do Ubuntu em:


    + Enviar Comentário

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L