• A Apple será capaz de Enviar 48 milhões de Dispositivos com FaceTime?

    Essa parece ter sido uma semana agitada por rumores sobre o FaceTime, o protocolo de transferência Wi-Fi baseado em vídeo que a Apple introduziu no iPhone 4, ainda em junho deste ano de 2010, e na mais nova versão do iPod Touch, há duas semanas atrás. E os críticos mais que zombaram quando Steve Jobs disse que iria enviar "dezenas de milhões" de dispositivos FaceTime até o final desse ano em 31 de dezembro.

    Já na categoria "rumores", a AppleInsider ainda afirma que a empresa está acelerando o desenvolvimento de um iPad equipado com câmera (finalmente?) que poderá executar esse protocolo. E um dos rumores mais fracos veio da Mac4ever, um blog localizado em Paris, e informa que a Apple estaria se preparando para lançar uma versão iChat para o FaceTime que poderia, em teoria, conectar quatro proprietários de iPhone 4 em vídeo chamadas para qualquer Macintosh equipado com uma câmera e um microfone. Bom demais pra ser verdade?

    E como isso ajuda Steve Jobs a cumprir sua promessa, feita em junho, de enviar "dezenas de milhões" de dispositivos FaceTime até o final deste ano de 2010? Veja os "números":

    Em primeiro lugar, é inteiramente possível que Jobs faça isso apenas utilizando o iPhone 4 (acredite se quiser). O analista da Gene Munster, Piper Jaffray, estima que a Apple irá vender por volta de 11 milhões de unidades de seu iPhone somente nesse último trimestre, e mais 11,4 milhões no trimestre seguinte, mesmo que algumas dessas unidades sejam modelos 3GS que não suportam o FaceTime.

    Já o novo iPod Touch, que começou a ser vendido essa semana, com certeza colocará o FaceTime em "destaque". A própria Apple deverá vender alguns milhões em unidades somente esse mẽs de setembro, e Munster estima que serão vendidas 10,5 milhões de unidades somente neste último trimestre que começa a partir do dia 26 de setembro.

    Já o iPad não deve ajudar muito, mesmo se a Apple realmente lançar o modelo de seu tablet com câmera embarcada antes do final desse ano de 2010. mas todo número conta. Mas caso o FaceTime venha para o iChat antes do Natal, poderá permitir que Jobs inclua nesse total todos os iMacs, Macbooks e MacBook Pros que a Apple venda dentro do ano de 2010 - uma estima de 13,4 milhões de unidades, de acordo com Munster.

    A soma total? Algo em torno de 46 milhões de dispositivos com FaceTime. Isso significa mesmo as "dezenas de milhões" de unidades prometidas, não acha? A título de registro, isso foi o que Carl Howe, do Yankee Group, disse a ComputerWorld em junho desse ano:

    "Eu acho que dezenas de milhões é apenas uma parte com a atual linha de produtos. Você pode assumir que o iPhone 4 será vendido facilmente, um milhão por mẽs, pelos próximos seis meses, mas isso lhe dá apenas 6 a 8 milhões de unidades."

    E continuou que, caso a Apple introduza uma segunda geração de iPad com uma câmera frontal, "isso talvez nos dê [as dezenas de milhões], mas um ciclo rápido dessa plataforma poderia ser perigoso, embora não sem precedentes para a Apple, para os que gostam de novidades".


    Links de Interesse:

    - How Apple could ship 48 million FaceTime devices this calendar year