• Disponível PostgreSQL 9.1alpha1

    Isso mesmo que você leu! O anúncio realmente é da versão Alpha 1 do PostgreSQL 9.1. Sabemos que os desenvolvedores do PostgreSQL ainda nem liberaram a versão estável do PostgreSQL 9.0 (que ainda se encontra em Release Candidate 1), mas esse anúncio é importante. Essa versão Alpha 1 contém todas as novas funcionalidades que não entrarão mais na versão 9.0 é o banco de dados relacional de código aberto mais poderoso do mundo. Por isso, se você quiser conhecer o que vem de novo no PostgreSQL, e de quebra, ajudar testar essa versão Alpha 1 oferecendo feedback para os desenvolvedores, todo o projeto PostgreSQL lhe agradece.

    Vale ressaltar que, o que está sendo testado na versão PostgreSQL 9.1alpha1 (como é oficialmente chamada), são funcionalidades que poderão vir embarcadas nas futuras versões desse banco de dados. E todo esse trabalho depende muito de sua ajuda e boa vontade. que for testado nesta versão Alpha 1, o que se tornar estável a tempo do lançamento da versão 9.1, será devidamente embarcado para seus usuários. E o que precisar de futuros ajustes, será colocado nas versões em desenvolvimento subsequentes do PostgreSQL.

    Fiquem atentos que a versão 9.1 estável do PostgreSQL só deverá estar à disposição dos usuários meados de 2011 (sem data definida até o momento). Os desenvolvedores do projeto estão com a maior parte de sua atenção voltada para o lançamento iminente do PostgreSQL 9.0, que atualmente se encontra no estágio de Release Candidate 1. Também espera-se que essa seja a única versão RC lançada para o PostgreSQL 9.0 antes da liberação de sua versão definitiva (e estável).


    Dentre as novidades dessa versão (9.1alpha1) destacamos o reconhecimento de dependência funcional em chaves-primárias, permitindo assim omitir colunas que não sejam de chaves-primárias, vindas de cláusulas GROUP BY, em certas situações. Além disso, essa nova versão reduz os níveis de travas para CREATE TRIGGER e algumas ações envolvendo o ALTER TABLE e CREATE RULE.

    Outra novidade foi a alteração do valor padrão de standard_conforming_strings para on. Por sinal, essa é uma incompatibilidade significativa com todas as versões anteriores do PostgreSQL porque a mesma quebra algumas aplicações com relação a forma de segurança crítica. Já o psql agora vem com comandos \e e \ef estendidos, permitindo assim que um número de linha possa ser especificado, e o cursor de edição irá se posicionar inicialmente nessa linha.

    Para maiores detalhes sobre o PostgreSQL 9.1alpha1, veja as respectivas notas de lançamento. Vale lembrar que essas novas funcionalidades precisam ser testadas. Se você tem tempo e uma máquina sobrando, acesse a página de testes do projeto e obtenha maiores informações de como proceder para ajudar no desenvolvimento.

    E por último, é importante ressaltar que versões em desenvolvimento não devem ser utilizadas em ambientes de produção, muito menos em missão crítica. Também não existe nenhuma garantia que as funcionalidades e APIs presentes nas versões em desenvolvimento (principalmente nas versões Alpha) estarão presentes na versão final.

    Você também só encontrará as versões Alpha apenas na forma de código fonte. pacotes binários para alguns sistemas operacionais deverão estar disponíveis em alguns dias.


    Links de Interesse

    - PostgreSQL 9.1alpha1 Now Available

    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L