• Rede 4G da AT&T em 2011

    Nesta quinta-feira, um executivo da AT&T disse que a rede 4G Long Term Evolution de sua empresa está agendada para ser lançada em meados do próximo ano (2011). A companhia já havia afirmado que iria continuar a investir no contínuo desenvolvimento de sua rede HSPA, para aumentar cada vez mais a sua velocidade e, eventualmente4, mover-se para a LTE. A novidade até o momento foi saber de maiores informações de como tudo isso irá acontecer, nas palavras da própria companhia.

    Falando diretamente de uma conferência Bank of America, John Stankey, atual CEO de operações da AT&T, revelou que a companhia planeja lançar a primeira rede LTE já no verão norte-americando de 2011. A companhia acredita que pode implementar entre 70 e 75 POPs (Point Of Presence) até o final de 2011. Porém, ela não especificou quantos mercados poderiam ter sua cobertura, e nem tão pouco quantas estarão prontas (i. é, serão alvo) para esse lançamento.

    Stanley afirmou que a AT&T precisa continuar a evoluir sua rede UMTS/HSPA, para assim permnitir que os dispositivos equipados com LTE possam fazer ligações telefônicas. Por si mesmo, o LTE não suporta chamadas tradicionais de vozm (mesmo sabendo que a mesma suporta VoIP).

    Para se ter uma idéia do andamento desses investimentos, a AT&T está testando o LTE em Baltimore e Dallas. Porém, a companhia ainda não confirmou (ou desconfirmou) se esses dois seriam os primeiros mercados a terem o LTE pronto para uso. Mas se for seguida a lógica, os primeiros pontos de teste de campo sempre são utilizados na abertura subsequente de mercado.

    Sabe-se apenas que a AT&T efetuou um upgrade em sua rede HSPA para HSPA+ ainda neste ano de 2010, o que permitirá expandir as conexões wireless para velocidades de até 7.2Mbps (megabits por segundo, ou até 700kB de transferência por segundo). A T-Mobile, uma de suas concorrentes, também já começou a atualizar sua rede HSPA para HSPA+, e recentemente anunciou o primeiro dispositivo HSPA+ no mercado, o HTC G2, que estará disponível ainda no final desse ano de 2010.

    As outras empresas concorrentes também não estão paradas. A título de comparação, a Verizon Wireless informou que vai cobrir 100 milhões de POPs nos Estados Unidos com LTE, ainda nesse ano de 2010, abrangendo assim cerca de 25 a 30 dos maiores mercados metropolitanos daquele país. Já os esforços da Sprint em implementar sua rede 4G (que são abrangidos pelo seu WiMax rou-out) tem mostrado algum progresso. Já são 54 mercados com WiMax, e prometendo mais por vir, também ainda nesse ano de 2010. Com isso, dentro de aproximadamente um ano, os consumidores norte-americanos deverão rter a sua disposição, até 3 redes 4G completamente operacionais.

    Com a Sprint e a Verizon fazwendo tanto barulho sobre suas redes 4G, a AT&T já deve ser capaz de se apresentar nesse novo e promissor mercado. Falta somente que a empresa apresente de forma mais clara e detalhada o lançamento desse seu novo serviço. O mercado 4G depende muito, não somente das operadoras, mas de um trabalho conjunto com o mercado de dispositivos móveis, e a implementação da tecnologia necessária para uso.


    Links de Interesse:

    - AT&T on track to launch LTE 4G network by mid-2011, expand HSPA+
    Comentários 1 Comentário
    1. Avatar de adrianodba
      adrianodba -
      E o Brasil ta looooooonge disso ainda!!!!!
    + Enviar Comentário


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L