• Craiglist é Obrigado a Remover sua Seção de Anúncios para o Público Adulto

    O popular mercado online Craiglist acaba de anunciar hoje, de forma oficial, que estará fechando de forma permanente sua seção de anúncios de serviços voltados para o público adulto. O motivo? Aparentemente o site tem sofrido uma pressão muito forte dos Procuradores Gerais norte-americanos, além de diversas organizações conservadoras. William Clinton Powell, diretor de atendimento ao cliente e relações de aplicação da lei no Craigslist, fez um anúncio numa declaração perante o Comitê Judiciário da Câmara daquele país, sobre o tráfico de crianças.

    De acordo com Powell "Já no dia 3 de setembro deste ano de 2010, o Craiglist havia terminado sua seção de serviços voltados para adultos. Aqueles que anteriormente haviam postado anúncios de serviços para adultos no Craiglist irão agora anunciar em inúmeros outros locais".

    Anteriormente, quando estava dando sua declaração sobre as atuais ações no Craiglist, Powell explicou o quanto a companhia estava envolvida de forma ativa, tanto com o FBI quanto com o NCMEC (National Center for Missing and Exploited Children), programa de combate ao tráfico de crianças, assim como todas as preocupações com os esforços para com o National Trafficking Hotline. Para quem não sabe, a categoria de serviços voltada para o público adulto havia sido adicionada ao Craiglist no ano de 2001, após vários pedidos de usuários do Portal, cansados de verem anúncios adultos misturados com as categorias pessoais. "Eles queriam uma categoria separada , similar as páginas amarelas, jornais e outros veículos de publicidade já fazem há décadas", disse Powell.

    Powell também afirmou que a companhia se orgulha de sua capacidade de resposta aos pedidos de aplicação da lei de informação, com o intuito de resolver inquéritos no prazo de até um dia útil. Ele chegou a testemunhar que já havia ouvido várias vezes de policiais que o Criaglist é, de longe, a empresa de Internet que melhor responde a pedidos. "É fato, nós recebemos esses elogios tanto verbalmente quanto por e-mail, em uma base regular", afirmou Powell

    Com isso, a seção de serviços voltada para o público adulto foi devidamente removida, após procuradores gerais de 17 estados exigirem essa ação ao Craiglist, e pediu que a empresa considerasse "o sofrimento das mulheres e crianças que continuam sendo vítimas, no mercado e no tráfico, fornecido pelo Craiglist". A carta passa a cobrar da empresa com se estivesse fazendo o "jogo de vítima".

    A Electronic Frontier Foundation (EFF), que estava defendendo o Craiglist no que ele chama de "censura" do site, efetuou o post de um artigo escrito por Matt Zimmermann, acusando funcionários do governo de ameaçarem de forma constante a empresa, prometendo ações judiciais e processos criminais. Ele escreveu que "Ninguém (incluindo o Craiglist) contesta que o tráfico sexual é uma prática condenável que deve ser combatida vigorosamente", e completou: "O litígio reside em saber se os agentes policiais estão autorizados a intimidar a ameaçar operadores de um Website privado a se tornarem sensores de facto".

    Esse não é apenas mais um caso de "querer colocar a culpa no vendedor de facas". É pior que isso; estão exigindo que o "vendedor de facas" policie seus clientes para "saber se os mesmos são assassinos e que eles não cometam crimes.

    Leslie Harris, atual presidente do Center for Democracy & Technology afirmou que sua organização também concorda que o tráfico sexual infantil é um crime horrível, e que a maneira correta de se resolver crimes é através da aplicação rigorosa da lei, e não fazendo plataformas de conteúdo online serem responsáveis pelas alções inadequadas ou ilegais dos usuários de seus serviços.


    Links de Interesse:

    - Craigslist Adult Services Section Shuts Down Permanently

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L