• Mageia: Um Fork para o Mandriva Linux

    Devido à diversas preocupações em relação ao futuro da distribuição Mandriva Linux, um grupo de ex-funcionários e colaboradores da empresa franco-brasileira responsável por uma das mais populares distribuições Linux, criou um fork do Mandriva chamado Mageia. Quem fez o anúncio de criação do fork foi Jerome Quelin, através de uma postagem na lista de discussões Mandriva Cooker. O anúncio foi co-assinado por mais de trinta ex-funcionários, colaboradores e membros da comunidade Mandriva que estão tentando garantir a sobrevivência do Mandriva Linux. Os desenvolvedores dizem que este fork vai ser um projeto da comunidade e o grupo irá criar uma organização sem fins lucrativos, que no primeiro ano, contará com uma junta provisória de membros da comunidade até que as eleições sejam realizadas.


    Segundo o anúncio publicado, a maioria dos funcionários da Mandriva, que trabalhou nos processos de desenvolvimento da distribuição, foi demitida quando a subsidiária de serviços Mandriva, Edge-IT, foi liquidada em consequência da companhia ter encontrado novos investidores."Nós não confiamos nos planos da Mandriva e não achamos que a empresa (ou qualquer outra empresa) seja um host seguro para um projeto como este", diz uma publicação através do Mageia.org.

    Mais de cinquenta membros da comunidade de desenvolvimento do Mandriva Linux, incluindo um número de ex-funcionários da Mandriva estão listados no site como contribuintes para o projeto Mageia. Atualmente, o projeto está à procura de locais para hospedar os servidores e mais desenvolvedores e colaboradores para apoiar o lançamento do Mageia. Ele está sendo coordenado por listas de discussão e canais de IRC. Os responsáveis pelo projeto dizem que o grande objetivo é oferecer um método simples de utilização, com gratuitade, com ferramentas de configuração do sistema integradas, grandes melhorias no sistema, desktop e integração de aplicações.


    Saiba Mais:

    [1] Mageia: http://www.mageia.org/
    [2] Mandriva Cooker: http://lists.mandriva.com/cooker/

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L