• Google: 12 Anos

    Ontem, dia 27 de setembro de 2010, o Google completou 12 anos de existência. E para marcar a data, o Google ganhou uma homenagem em forma de um Doodle, representando um bolo de aniversário. Ter 12 anos de existência pode parecer pouca coisa para uma empresa; mas não para o Google. A empresa fez uma longa jornada até os dias de hoje desde a sua fundação por recém-formados estudantes de graduação da Universidade de Stanford, Sergey Brin and Larry Page.


    A Trajetória

    Na época, o Google era apenas um motor de busca no tímido mercado de search engines da teia eletrônica que envolve nosso planeta. Hoje, ela pode ser considerada a Gigante da Internet. Nas época, o sistema de buscas da empresa começou a se destacar entre seus usuários por apresentar resultados incrivelmente relevantes. Ele até ganhou destaque na mídia com o feito, sendo essa a primeira de suas conquistas.

    Pouco tempo depois, a empresa já estava se ramificando em outras funcionalidades. Em 2001, o Google lançava o Image Search, uma tremenda inovação para a época, de Internet lenta e pouco uso produtivo das informações em vários países do mundo. Já no ano seguinte (2002), a companhia libera para o público o Google Labs, incubadora de vários de seus futuros projetos, e o Google News, site de agregação de notícias de várias fontes digitais conceituadas.

    Em 2005, mais uma surpresa com o lançamento do Google Maps, um projeto com potencial para aposentar todos os guias de rodovias do planeta, somente com seu serviço básico. E até hoje, as inovações do Google Maps não param de nos surpreender. Ainda no mesmo ano de 2005, a empresa lança o concorrente absoluto do MSN Messenger da Microsoft, o Google Talk. Este ano de 2005 foi um verdadeiro marco para o Google, pois vários outros projetos de destaque foram lançados nessa época, como o Google Analytics, Google Reader, e o GMail para dispositivos móveis. Sabemos também que a empresa só liberou todos esses serviços de forma irrestrita ao público, no ano de 2007.

    Crescendo ainda mais na sua miríade de produtos, posteriormente, o Google surpreende o mundo inteiro com o lançamento de seu sistema operacional baseado em Linux: o Android. Atualmente focado no mercado de dispositivos móveis, o Android é uma verdadeira dor de cabeça na concorrência - principalmente a Apple e seu iPhone com iOS - com suas funcionalidades e aceitação, não somente pelo público, mas por grandes empresas do mercado de telefonia móvel.

    E o que mais favoreceu o Android no mercado, além de sua inovação,foi o fato deste sistema operacional ser de código aberto. Hoje, muitas empresas do setor, se não utilizam o Android em seus aparelhos, desenvolvem sistemas operacionais abertos para manter a concorrência no setor.

    A Gigante da Internet, como é conhecida nos dias de hoje, ainda continua surpreendendo seu público e o mercado com novos lançamentos, como o Google Buzz e o Google Voice, ambos integrados ao GMail.

    Em comemoração ao seu décimo segundo aniversário, Wayne Thiebaud, um pintor de 89 anos de idade, criou um bolo para servir de Doodle para o Google, onde o L é representado por uma vela acesa.


    Links de Interesse:

    - Cake Doodle Marks Google's 12th Birthday