• Facebook Permitindo Fotos em Alta Resolução

    O Facebook, a maior rede social do planeta, com mais de 500 milhões de usuários, afirma que diariamente é efetuado upload de mais de 100 milhões de imagens. E como o uso de imagens nesta rede social só tem aumentado, o Facebook anunciou recentemente que está adicionando suporte a imagens de alta resolução para seus usuários. A novidade vem junto com uma nova ferramenta de upload no sistema, o que deve facilitar e muito o processo de upload de imagens para as contas de usuários

    No dia 30 de setembro deste ano de 2010, o Facebook oficializou que o seu software para imagens digitais permitirá o manuseio de imagens de alta resolução pelos usuários de sua rede. O sistema também viria embarcado com um melhor visualizador e navegador de fotos. Para isso, em abril deste ano de 2010, o Facebook adquiriu a Divvyshot, uma empresa especializada no processamento de imagens, onde San Odio iniciou o processo desenvolvendo um aplicativo capaz de permitir que grupos de usuários possam efetuar upload de imagens digitais para a web, compartilhá-las e editá-las coletivamente.

    Essa ferramenta vem em boa hora para concorrer mais diretamente com o Picasa do Google e o Flickr do yahoo. Afinal, com a demanda de mais de 100 milhões de fotos sendo carregadas diariamente, não ter um sistema que permita ao menos o uso de imagens em alta resolução, é pedir para que seus usuários continuem a utilizar as ferramentas da concorrência. principalmente quando que sabe que a maioria dos mais de 500 milhões de usuários do Facebook, utilizam essa rede social para criar verdadeiros álbuns de fotografia digital online, adicionando imagens para seus perfis através de seus computadores, ou mesmo smartphones.

    Odio, atual gerente de produtos de Fotografias do Facebook, teve a tarefa de reformular drasticamente o software de imagens da rede social. Em julho deste ano, após adicionar o recurso de detecção de face,e tag de fotos, Odio adicionou novas regalias para melhorar o serviço.

    Uma delas foi a ampliação do tamanho máximo de cada imagem armazenas. A capacidade agora é 6 vezes maior, passando de 720 pixels para 2.048 pixels no enquadramento máximo.

    Para mostrar as melhorias de qualidade de imagens, Odio convidou os usuários a clicarem no álbum "Top-Rated Your Shot Photos (September)" da National Geographic, ou mesmo no álbum "Football Across America" da Sports Illustrated, e então clicar no link "Download".

    O novo visualizador de imagens abre os arquivos visualmente no centro da tela do computador do usuário, permitindo assim que os mesmos possam ver as fotos e álbuns sem precisar navegar para uma nova página, ou mesmo de utilizar o botão "Refresh". Odio afirmou que reescreveu todo o código responsável pela visualização, para tornar a navegação através das páginas web de fotografias, um processo mais rápido.

    Odio também reescreveu o sistema de upload de fotos do Facebook, com o último software da Adobe, o Adobe Flash 10.1, para tornar o processo de fotos no Facebook mais confiável. Agora só resta saber se as novas funcionalidades serão de agrado dos seus mais de 500 milhões de usuários. Mas só o tempo dirá se Odio acertou em sua estratégia e desenvolvimento.


    Links de Interesse:

    - Facebook Photos Go High-Resolution, Get Batch Tagging

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L