• Wikimedia Lança Swarmplayer 2.0

    A Fundação Wikimedia está sempre procurando maneiras de economizar dinheiro, mas pelo fato de conteúdos de vídeo virem a ser cada vez mais comuns na enciclopédia livre, os custos de tráfego estão subindo de forma muito rápida. Para resolver este problema, a Fundação está trabalhando em estreita colaboração com o projeto financiado pela UE, o P2P-Next, ao lançar no último dia 29 de setembro, o Swarmplayer 2.0.

    Uma vez que o plug-in for instalado na máquina do usuário, (atualmente Swarmplayer só está disponível para o Firefox, mas uma versão para o Internet Explorer está em construção), o software faz com os vídeos da Wikipedia automaticamente passem a ser baixados via P2P, e não da forma tradicional, puxando os arquivos dos servidores da Fundação Wikimedia.



    Se o usuário fecha o site Wikipedia antes que o vídeo possa ser completamente carregado, Swarmplayer poderá excluí-lo do cache do usuário ao invés de distribuí-lo via P2P para economizar banda. Um símbolo na barra de tarefas e o URL http://127.0.0.1:6877/webUI exibem o front-end Swarmplayer, que enumera os vídeos distribuídos. O usuário pode evitar o compartilhamento de vídeos individuais ou de todos os vídeos apenas pressionando um único botão. Para mais detalhes sobre como funciona Swarmplayer, há uma orientação disponível em PDF.

    Em resumo para quem não o conhece, SwarmPlayer é um programa destinado a reproduzir vídeos, áudio, etc. a partir de arquivos .torrent. Ele funciona perfeitamente com o Sistema Operacional, não gera conflitos e sua instalação é muito simples, não exigindo muitos passos e nem configurações manuais para seu funcionamento. Sua disponibilidade está no idioma inglês. Swarmplayer possibilita e execução de arquivos .torrent sem a necessidade de armazená-lo e efetuar download através de outro programa que utilize tecnologia P2P (Peer-to-Peer, ou seja conectar usuários para o compartilhamento de dados).


    Saiba Mais:

    [1] Heise On-line: http://www.h-online.com/open/news/it...0-1098228.html
    [2] P2P Next: http://www.p2p-next.org/

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L