• Lançado MariaDB 5.2 Gamma

    Os responsáveis pelo desenvolvimento do MariaDB emitiram um primeiro Release Candidate da sua versão 5.2 (conhecido como Gamma), que é derivada do MySQL 5.1.50. Houve uma revisão para aumentar o desempenho deste motor de banco de dados, e códigos semelhantes podem ser encontrados no Release Candidate do MySQL 5.5, que também se tornaram disponíveis recentemente. O plug-in concept para os módulos de autenticação do MariaDB dá maior velocidade a esta versão, se for comparado com seu antecessor - no entanto, a função ainda está em desenvolvimento e só deverá estar disponível para clientes comerciais do MySQL.



    Anteriormente, era necessário que houvesse separação entre database accounts do MariaDB e do MySQL, e não há planos para reutilizar as contas do sistema da mesma forma como é possível, por exemplo, com a Oracle e Informix, ou para integrar serviços de diretório. Um dos módulos de autenticação do MariaDB agora permite que os usuários que sejam registrados no Unix, possam estabelecer uma conexão com o banco sem ter que digitar uma senha adicional. No entanto, os plug-ins devem ser especificamente instalados durante a configuração do banco de dados. Além disso, uma API que permite aos programadores escrever módulos de autenticação personalizados, está disponível.

    As colunas virtuais do MariaDB são uma outra característica que não está disponível no MySQL. As colunas virtuais são marcados com palavras-chave como VIRTUAL ou PERSISTENT no CREATE TABLE. O servidor vai criar o colunas virtuais a partir do zero para cada consulta, enquanto os valores para colunas PERSISTENT serão calculados e armazenados permanentemente junto com as colunas de outra tabela. O código para esta função foi originalmente desenvolvido por Andrej Zakhov. Informações adicionais sobre este lançamento podem ser encontradas nas notas oficiais e em seu registro de alterações. Há a disponibilidade para download a partir do Wiki do projeto.


    Saiba Mais:

    [1] MariaDB 5.2 Release Candidate: http://monty-says.blogspot.com/2010/...-released.html
    [2] Download MariaRB 5.2: http://askmonty.org/wiki/MariaDB:Dow...DB_5.2.2-gamma