• Lançado Firebird 2.5

    O projeto Firebird [2] acaba de liberar a versão 2.5 de seu sistema de gerenciamento de bancos de dados relacionais, adicionando um número de modificações em background, com os desenvolvedores se concentrando em reescrever todo o modelo de thread. Do ponto de vista do usuário, as mudanças mais óbvias são os novos comandos SQL, incluindo os mais novos comandos de administração.


    Os usuários do Firebird já podem utilizar as instruções CREATE/ALTER/DROP USER para criar, modificar, e apagar usuários. Entretanto, ainda não é possível atribuir privilégios com nenhuma espécie de controle refinado. Existem apenas as opções de privilégios para administrador e usuário. Já na parte de comandos de alteração de views, a instrução ALTER agora já pode ser aplicada para calcular colunas, e já existe agora a instrução SIMILAR TO que permite o uso de expressões regulares nas clausulas WHERE.

    A lista completa de alterações pode ser encontrada nas notas de lançamento [3]. O código fonte do Firebird está disponível para 32-bit e 64-bit, e os binários para Linux e Windows já podem ser baixados so site [4]. O Firebird está sob as licenças Initial Developer's Public License (IDPL) e InterBase Public License (IPL).


    Saiba Mais:

    [1] Heise Online: http://www.h-online.com/open/news/it...n-1100950.html
    [2] Firebird: http://www.firebirdsql.org/
    [3] Notas de lançamento do Firebird 2.5: http://www.firebirdsql.org/rlsnotesh/rlsnotes25.html
    [4] Download do Firebird 2.5: http://www.firebirdsql.org/index.php...&id=engine_250

    Sobre o Autor: tuxdahora


    Comentários 1 Comentário
    1. Avatar de pedrovigia
      pedrovigia -
      SIMILAR demorou mais finalmente chegou, vlw ...
    + Enviar Comentário

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L