• O Scilab Consortium Lança o Scilab 5.2

    O Scilab Consortium anunciou no dia 17 de dezembro de 2009, o lançamento da versão 5.2 [1] da sua plataforma de código aberto para computação numérica, o Scilab [2]. Esta versão do Scilab atesta todos os esforços aplicados em seu desenvolvimento desde o início da série 5, com melhorias em termos de performance e novas funcionalidades, incluindo melhorias ergonômicas e maior intuitividade da interface gráfica.

    Dentre as novas ferramentas, podemos destacar o ATOMS, para o gerenciamento externo de módulos, e o Xcos, para a modelagem e simulação de sistemas híbridos dinâmicos. O ATOMS (de AutomaTic mOdules Management for Scilab), permite que o usuário do Scilab possa baixar, instalar e atualizar de forma automática, os módulos externos que o mesmo deseje utilizar com o programa. O processo é efetuado através de uma interface dedicada na sessão em uso pelo Scilab.

    O Xcos sempre foi desenvolvido em paralelo com o Scilab, estando sempre disponível junto ao mesmo. Baseado no Scicos (INRIA), o Xcos oferece um editor de diagramas de blocos mais eficiente e ergonômico, com funcionalidades para a modelagem de sistemas mecânicos e de controle. Esta ferramenta é particularmente de interesse tanto para o setor industrial, quanto para o setor acadêmico.

    O Scilab 5.2 pode ser baixado direto de seu site oficial, e está disponível para os sistemas operacionais Linux, Mac OS X e Windows. Você também poderá efetuar o download dos diversos formatos de arquivos de ajuda (Jar, PDF e PS) nos três principais idiomas do projeto: Português, Francês e Inglês.


    Saiba Mais:

    [1] Press Release do Scilab 5.2: http://www.scilab.org/download/en/CP...5.2_171209.pdf
    [2] Site Oficial do Scilab: http://www.scilab.org/
    Este artigo foi publicado originalmente no blog: O Scilab Consortium Lança o Scilab 5.2 iniciado por tuxdahora
    Sobre o Autor: tuxdahora


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L