• Asterisk 1.8 com Google Voice e Suporte à IPv6 no Driver SIP Channel

    A Digium lançou nesta sexta-feira a versão 1.8.0 do Asterisk, o popular software de código aberto que implementa em software os recursos encontrados em um PABX convencional, utilizando tecnologias VoIP. Sem a expressiva colaboração de sua comunidade, este lançamento não teria acontecido, pois desde a liberação do Asterisk 1.6.2 houve mais de 500 relatos de usuários fazendo referência a bugs encontrados, mais de 300 usuários realizando testes e mais de 200 desenvolvedores contribuindo significativamente para este lançamento. Este é um release Long Term Support (LTS) - versões LTS são suportados por quatro anos. A versão LTS anterior foi a versão 1.4.



    As novas funcionalidades no Asterisk 1.8 incluem suporte à IPv6 no driver do SIP Channel, suporte a CPI (Connected Party Identification), suporte à Google Talk e ao Google Voice, integração de calendário (Microsoft Exchange, e CalDav iCalendar), processamento de sinal para melhorar a qualidade da chamada, RTP seguro e timestamp high-res (em alta resolução) para rastreamento de chamadas.

    A última versão também oferece suporte adicional à codec, voice pitch change (alterar o tom de voz) para melhorar a inteligibilidade e suporte à PacketCable NCS 1.0 permitindo a criação de novos business services (serviços de negócios). Mais informações estão disponíveis no anúncio de lançamento da versão. Asterisk 1.8 está disponível para download a partir do site do projeto está licenciado sob a segunda versão da GNU General Public Licence (GPLv2).


    Saiba Mais:

    [1] Asterisk 1.8: http://lists.digium.com/pipermail/as...er/000277.html
    [2] Download do Asterisk 1.8: http://downloads.asterisk.org/pub/telephony/asterisk/

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


    Comentários 1 Comentário
    1. Avatar de Mguft
      Mguft -
      Asterix é o cara! Ainda aprendo a mexer nele!!!
    + Enviar Comentário

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L