• Microsoft Lança F# Sob Licença Apache

    A Microsoft lançou as fontes da linguagem de programação F # como código-fonte aberto sob a licença Apache 2.0. O compilador e as bibliotecas estão agora disponíveis como code drops na collection F # PowerPack no site do CodePlex, plataforma de hospedagem da Microsoft para projetos de código aberto. Ambos os componentes foram previamente disponibilizados para download gratuitamente sob os termos da Microsoft's Research Shared Source License Agreement, que permite aos desenvolvedores utilizar o código em projetos não-comerciais.



    A licença Apache faz grandes progressos e permite o uso irrestrito das bibliotecas e compilador F #. No entanto, liberando as fontes como code drops, há um impedimento aos desenvolvedores, referente a realização de alterações em sua própria linguagem; a Microsoft tem portanto, que manter o controle completo das atualizações para F #. Os binários continuam a ser fornecidos pela F # Developer Center. Don Syme, o principal desenvolvedor da linguagem F #, também anunciou que as versões futuras devem ser sincronizados com o lançamentos do ambiente de desenvolvimento Visual Studio da Microsoft.

    A linguagem de programação deriva das funcionalidades do ML (Meta Language), bem como a seu Caml (Categorical Abstract Machine Language) e derivado OCaml (Objective Caml) que, ao contrário de linguagens como Haskell, permite a produção de efeitos secundários, tais como a disponibilidade de variáveis mutáveis. F # também é baseada em mecanismos como tipagem estática, a inferência de tipos, manipulação de exceção e reconhecimento de padrões. As peças orientadas a objeto de F # estão enraizadas em C #. Desde .NET 4, a Microsoft tratou a linguagem como um first class citizen ("cidadão" de primeira classe), que se tornou um componente do ambiente de desenvolvimento com Visual Studio 2010.


    Saiba Mais:

    [1] Microsoft F# Develop Center: http://msdn.microsoft.com/pt-pt/fsha...lt(en-us).aspx
    [2] Don Syme's Blog: http://blogs.msdn.com/b/dsyme/archiv...code-drop.aspx
    Comentários 1 Comentário
    1. Avatar de Geeek
      Geeek -
      A lojinha do tio bill ta se superando hein!
    + Enviar Comentário


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L