• MariaDB 5.2: Maior Rapidez e Autenticação Alternativa

    Lançada pelo criador do MySQL "Michael" Monty Widenius, o MariaDB, que é um fork do MySQL, liberou para download a sua versão 5.2. O banco de dados open source é baseado em MySQL 5.1.51, embora MariaDB contenha funções adicionais. As notas de lançamento dizem que todos os comandos, interfaces, bibliotecas e APIs do MySQL também funcionarão em MariaDB. Por isso, ele é um substituto para as instalações atuais. Nenhuma inovação foi adicionada após o Release Candidate; ao invés disso, os desenvolvedores concentraram-se em solucionar os problemas que existiam.


    A versão lançada se concentra no melhor segmento de programação em InnoDB, que supostamente torna o motor mais rápido, e possui um plug-in concept de módulos de autenticação. Os usuários do MySQL agora tem um conceito semelhante no segundo Release Candidate do MySQL 5.5, que foi lançado esta semana. Um dos três módulos de autenticação em MariaDB permite aos utilizadores registrados em UNIX, uma conexão ao banco de dados sem uma consulta de senha adicional.

    Os processos gráficos no motor OQGRAPH não requerem mudança para um produto especial para tais tarefas. Um mecanismo adicional, SphinxSE, impulsiona o aumento das pesquisas de texto além da velocidade da tecnologia utilizada no MySQL e MariaDB. Mais detalhes sobre o lançamento podem ser encontrados nas notas oficiais e no registro de alterações. MariaDB 5.2.3 está disponível para download a partir do site do projeto. Ele está licenciado sob a versão 2 da GNU General Public Licence (GPLv2).


    Saiba Mais:

    [1] MariaDB 5.2: http://kb.askmonty.org/v/mariadb-523-release-notes
    [2] Download do MariaDB 5.2: http://askmonty.org/wiki/MariaDBownload

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L