• Novo Roadmap JDK 7

    Os engenheiros responsáveis pela implementação Java OpenJDK, já anunciaram um roadmap para a versão 7 do Java Development Kit (JDK). De acordo com a sua programação, a versão final da aplicação Java será lançada no 28 de julho de 2011. Várias versões intermediárias serão liberadas antes do lançamento oficial, mas as datas exatas de lançamento ainda não foram anunciadas; a próxima data sobre o roadmap será no dia 16 de dezembro, quando o JDK 7 está planejado para ficar "pronto". O anúncio está em conformidade com esforços da Oracle renovados recentemente para promover a linguagem de programação Java.



    Com a data de lançamento, os desenvolvedores adotaram o plano para liberar o JDK 7 sem funções Lambda, o Project Jigsaw e partes do Project Coin. JDK 8 já está planejado para liberação no final de 2012 e deve incluir esses componentes deixado de fora da próxima versão.

    No início desta semana, a Oracle apresentou as suas exigências para a especificação Java 7 e 8 de Java do Java Community Process (JCP), para fazer as devidas considerações. Quando o desenvolvimento da próxima versão do Java foi iniciado, os desenvolvedores tinham apontado para um lançamento em 2008, mas então a data de lançamento teve que ser adiada novamente. Após a Oracle assumir o controle da Sun, a data de lançamento foi adiada para 2010. Este foi seguido por um período prolongado de incertezas, até que um roadmap foi lançado durante a conferência JavaOne, realizada em setembro este ano.


    Saiba Mais:

    [1] OpenJDK: http://openjdk.java.net/projects/jdk7/
    [2] Java One 2010: http://www.oracle.com/us/javaonedevelop/index.html