• KDE Project Lança OwnCloud 1.1

    O projeto KDE divulgou o lançamento da versão 1.1 do ownCloud, um sistema aberto, com base na web que roda no servidor pessoal de um usuário. De acordo com o colaborador do KDE e fundador do openCloud Frank Karlitschek, graças a uma equipe de desenvolvimento crescente, a atualização 1.1 inclui diversas correções de falhas, além de trazer novas e interessantes funcionalidades.




    A última versão do ownCloud apresenta um novo plug-in do sistema, novo controle de gerenciamento de usuários e suporte experimental ao PostgreSQL. Outras mudanças incluem a limpeza do código existente, um visualizador de texto com destaque de sintaxe e suporte para OCS private atributte storage e demais atividades. Karlitschek diz que futuras atualizações incluirão versões de todos os arquivos usando o Git como um back-end, o melhorias no compartilhamento de arquivos e um cliente de sincronização para permitir que os usuários acessem seus arquivos enquanto estiverem off-line.

    Ao contrário de outros serviços baseados em nuvem, como o Google Docs, o Dropbox, ou Ubuntu One, os usuários não precisam carregar os seus dados privados de um sistema centralizado. Com openCloud, os usuários têm controle total sobre seus dados e podem acessar suas informações pela web a partir de uma variedade de dispositivos. Tendo começado no Camp KDE'10, openCloud também permite aos usuários compartilhar seus arquivos com outras pessoas e suporta backups automáticos, controle de versão e criptografia usando SSL. Mais informações sobre o lançamento podem ser encontradas no anúncio oficial e no seu registro de alterações. A versão 1.1 do ownCloud está disponível para download (download direto) a partir do site do projeto.


    Saiba Mais:

    [1] OwnCloud 1.1: http://owncloud.org/index.php/OwnCloud_1.1
    [2] Gitorious: http://www.gitorious.org/owncloud