• Apple Libera Google Latitude para iPhone

    Demorou, mas chegou. Para todos os usuários do gadget do momento, o iPhone da Apple, a espera finalmente terminou. Hoje, o Google lançou seu aclamado aplicativo de localização, o Latitude, para o iPhone da Apple, fazendo jus a uma promessa de quase dois anos de idade. De acordo com um comunicado da empresa feito nesta segunda-feira, dia 13 de dezembro de 2010, o Google Latitude permitirá que os usuários do iPhone possam compartilhar sua localização física com seus amigos, além de localizar os mesmos em um mapa.

    O interessante é que o aplicativo, uma vez em funcionamento, opera em modo contínuo mesmo quando não utilizado diretamente pelo usuário. Em um post no Google Blog, Chris Lambert, da equipe de engenharia de software do Latitude, comenta essa nova característica, afirmando que "Você poderá ver onde seus amigos estão no momento, compartilhando continuamente onde você está... mesmo em background, após ter fechado o aplicativo".


    Novela Mexicana

    O Google havia lançado oficialmente o Latitude em fevereiro de 2009, voltado para uso em smartphones rodando o sistema operacional Android, e para dispositivos móveis rodando o ainda vivo Symbian, o Windows Mobile, e na série BlackBerry da RIM (Research In Motion). Uma versão beta do próprio Latitude já estava disponível para testes na Grande Rede desde o ano anterior ao seu lançamento. Porém, uma importante plataforma havia ficado de fora da brincadeira, o iPhone. Na época de seu lançamento para tantas outras plataformas, a Gigante da Internet havia afirmado que o aplicativo para o smartphone da Apple estaria pronto "muito em breve".

    Durante esses quase dois anos, o Google e a Apple estiveram envolvidos em atritos dos mais variados graus, com muitas brigas e processos no meio do caminho. Em meados de 2009, o Google teria seu aplicativo Google Voice rejeitado pela Apple Store. Na época, o Google teria alegado que a empresa da maça havia rejeitado seu aplicativo porque o software de gerenciamento de chamadas substituiria algumas das "funcionalidades principais (núcleo) do telefone móvel". Em uma resposta as perguntas feitas pela FCC (Federal Communications Commission) durante uma breve investigação das práticas de mercado da App Store da Apple, a empresa de Jobs teria negado que havia recusado o Google Voice. Sua alegação para a entidade foi a de que ainda estaria "estudando" o software do Google.

    O Google Voice só viria a ser liberado em novembro desse ano, praticamente 17 meses após sua submissão para a App Store da Apple. Atualmente, parece que as portas estão mais abertas na empresa de Jobs para os aplicativos do Google, e a poeira das brigas entre essas grandes empresas estaria começando a baixar. Poderia a Apple estar cedendo a pressão de mercado, já que os dispositivos rodando o sistema operacional Android superaram todas as expectativas de mercado e se encontram dominantes neste nicho? Ou Jobs teria uma carta na manga para "aproveitar o trem" e manter seu mercado de smartphones em franco crescimento?

    Independente da resposta, uma coisa é certa: com o mais recente sistema operacional rodando no iPhone 4 da Apple, o iOS 4, o Latitude poderá tirar vantagem do processamento em plano de fundo (background) para manter sua localização sempre atualizada, mesmo quando seu iPhone estiver bloqueado, ou caso você esteja utilizando um aplicativo diferente no momento.


    Um Uso mais Nobre

    Inclusive, esse recurso, se bem utilizado, poderia ser uma poderosa arma nas mãos da polícia e dos bombeiros. No primeiro caso, sua utilidade seria a de ajudar na localização aproximada das vítimas através do aparelho, que funcionando em background, não chamaria a atenção de criminosos. Já no segundo caso, em caso de resgate, seja na mata ou mesmo em um acidente dentro das grandes cidades, poderia ajudar na localização e salvamento das vítimas. Um recurso de localização, se bem aproveitado, poderá ter utilidades muito mais nobres que somente a de se divertir com seus amigos.

    Inclusive proponho um aplicativo para discagem rápida e alerta integrado com a polícia e bombeiros, caso ocorra um incidente/acidente com o proprietário do aparelho, ou vitima próxima. A precisão e agilidade nas ações a serem tomadas nessas ocasiões seriam muito maiores, e muitas vidas (extras) poderiam ser salvas (e bandidos presos).

    Já os para os paranóicos de plantão, que acreditam que o recurso possa ser utilizado como arma de monitoramento em nossa sociedade, não se desesperem! O aplicativo vem com uma opção em suas configurações para desabilitar o recurso de localização em background. Assim, você poderá "passar a perna" no Grande Irmão (ou não).


    Links de Interesse:

    - Apple okays Google Latitude for iPhone
    - Google Latitude App Surfaces for IOS

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L