• MySQL 5.5 Apresenta Maior Rapidez e Estabilidade

    A nova versão 5.5.8 é a primeira versão estável do MySQL a ser lançada desde que a Oracle adquiriu a Sun Microsystems. O lançamento também representa o pontapé inicial do plano da Oracle para a posição do banco de dados de código aberto, principalmente no mercado de web e aplicações embarcadas. O núcleo de banco de dados da Oracle continuará a ser principalmente destinado a aplicações corporativas como ERP, CRM, Business Intelligence e data warehousing. O Community Edition do MySQL está disponível gratuitamente sob uma licença GNU General Public License (GPL). A Oracle também oferece pago para as distribuições.



    Versão 5.5.x traz a substituição do MyISAM pelo banco de dados transacional InnoDB, desenvolvido pela filial da Oracle Innobase como mecanismo de banco de dados padrão. Oracle sustenta que ele é significativamente mais rápido do que o motor da versão anterior. Fechaduras bloqueadas para tarefas individuais, substituem os bloqueios globais anteriores; isso significa que o MySQL está agora mais estável, onde múltiplas conexões simultâneas são utilizadas em máquinas multi-core. A Oracle também afirma ter melhorado a estabilidade geral por meio de replicação semi-síncrona. Além disso, a companhia também afirma que o processamento de dados é até 15 vezes mais rápido do que no MySQL 5.1.

    O banco de dados agora inclui também a tecnologia para a integração de mecanismos de autenticação alternativo. O que ocorria antes era que o MySQL era limitado a um usuário de administração do sistema interno, o que significa que não foi possível fazer o login utilizando os mecanismos de Unix, como o PAM ou serviços de diretório como o LDAP. Há também um novo user proxy, um usuário do MySQL que existe unicamente para fazer o login com a utilização de plug-ins. Isso pode ser atribuído a outro usuário utilizando o novo comunicado GRANT PROXY. Também é possível encaminhar os nomes de usuário e senhas para outro serviço de autenticação, que retorna o nome de um usuário de banco de dados para o servidor MySQL.


    Saiba Mais:

    [1] Oracle: http://www.oracle.com/us/corporate/press/195726
    [2] MySQL Community Editions: http://www.mysql.com/products/

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L