• SpringSource lança o Grails 1.2

    Os desenvolvedores do SpringSource liberaram a versão 1.2 do Grails [2], o framework de aplicação Web construído em Java e Groovy, seguindo a seqüência de lançamentos das versões finais do Spring 3 e do Groovy 1.7, efetuados na semana passada. Graeme Rocher, desenvolvedor do Grails, percebeu que o lançamento tem beneficiado, não somente a comunidade, mas também à colaboração das equipes que trabalham na Spring, Tomcat e Groovy, dizendo que "ter todo esse conhecimento sob nossas cabeças tem ajudado em todos os estágios do ciclo de vida desse projeto".

    A nova versão desse framework possui algumas novas características, além da correção de bugs obrigatória. Entre os destaques está uma DSL para resolução de dependências, que permite a resolução contra repositórios Maven, melhorias na reescrita de URI, transações por método, consultas nomeadas e pré-compilação das GSP (Groovy Server Pages). O Groovy 1.7 também oferece grandes melhorias em performance na renderização de GSP e Sitemesh, com um throughput de duas a três vezes mais rápido, de acordo com os desenvolvedores.

    Outras melhorias incluem finders mais dinâmicos para as propriedades booleanas, configuração global de padrões para o GORM (Grail's Object Relational Manager), suporte para o mapeamento de banco de dados hasOne, internacionalização melhorada, containers Web embarcados plugáveis, e um JSONBuilder melhorado. Os desenvolvedores destacam que as melhorias no JSONBuilder irá quebrar a compatibilidade com as versões anteriores, e por isso foi colocado um parâmetro para que possa ser ativado uma versão legada do mesmo. Detalhes completos de todas as alterações podem ser encontradas nas notas de lançamento [3]. O Grails 1.2 está sob a licença Apache 2.0 [4], e pode ser baixado junto com sua documentação.


    Saiba Mais:

    [1] Heise Online: http://www.h-online.com/open/news/it...-2-892587.html
    [2] Site Oficial do SpringSource: http://www.springsource.com/
    [3] Notas de Lançamento do Grails 1.2: http://www.grails.org/1.2+Release+Notes
    [4] Licença Apache 2.0: http://www.grails.org/License
    [5] Download do Grails 1.2: http://grails.org/Download
    [6] Download da Documentação do Grails 1.2: http://grails.org/doc/1.2.x/
    Este artigo foi publicado originalmente no blog: SpringSource lança o Grails 1.2 iniciado por tuxdahora

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L