• Disponível Joomla 1.6

    Quase três anos depois da grande versão anterior tornar-se disponível, uma nova versão do Joomla Content Management System já foi apresentada ao público. A nova versão 1.6 do CMS é baseada no PHP 5 ou, para ser mais preciso, no ramo 5.2.x; o suporte para o PHP 4 foi interrompido com o lançamento da nova versão. Os desenvolvedores também removeram o código introduzido no Joomla 1.5, e também reduziram a quantidade de código em cerca de 30%. Embora os desenvolvedores tenham falado sobre centenas de novas funcionalidades, o aspecto visual da nova versão é ainda muito semelhante ao da versão anterior.

    Um dos destaques desta nova versão é o novo recurso "Access Control List (ACL), que substitui gerenciador de usuário anterior; o old manager foi apenas parcialmente adequado para uso profissional. O novo recurso de controle de acesso permite aos administradores configurar grupos personalizados e atribuir grupos arbitrários para contas de usuário. As opções "viewing level" e "access level" podem ser configuradas para os grupos. Além dos níveis de acesso factory-set, os administradores podem definir os níveis mais personalizados.

    Joomla, que significa "all togheter" (todos juntos) em Swahili, oferece agora recursos de linguagem expandida para fornecer melhor suporte multi-lingual; o que apresenta maior proeminência entre eles é o módulo "Language Switcher", que exibe uma caixa de seleção com todos os idiomas disponíveis no front-end. No entanto, ele não substitui o gerenciador de tradução JoomFish. Além disso, os desenvolvedores também melhoraram consideravelmente a seção de ajuda integrada. Outra novidade no Joomla 1.6 é a seção de atualização, que é projetada para permitir que os usuários atualizem suas extensões automaticamente. Além de um pacote inicial, os usuários que quiserem se familiarizar com o novo Joomla, podem acessar um canal no YouTube criado para coincidir com o lançamento, onde inúmeros vídeos exibem discussões sobre os novos recursos e demonstram, por exemplo, a melhor forma de atualizar uma sistema para a nova versão.


    Saiba Mais:

    [1] Joomla 1.6: http://www.joomla.org/announcements/...s-arrived.html
    [2] Joomla's Youtube Channel: http://www.youtube.com/user/Joomla#p/c/DC644F7C2588822A

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L