• Ubuntu: Planos para Incluir Aplicações Qt nas Próximas Versões

    Mark Shuttleworth, o homem forte da Canonical, anunciou os futuros planos para as próximas versões do Ubuntu. Esses planos envolvem a inclusão de aplicativos feitos em Qt no processo de instalação padrão de sua popular distribuição Linux. De acordo com as declarações feitas por Shuttleworth, é preciso encontrar um pouco mais de espaço no CD para comportar as bibliotecas Qt. Ele também acrescentou que o Qt vai estar ao lado das bibliotecas Gtk do GNOME, ambiente desktop que sempre foi utilizado pelo Ubuntu.

    Devido a diferença entre a maneira como Gtk e Qt/ KDE lidam com as configurações de sistema, as bibliotecas Qt serão complementadas por um "dconf binding" para que os aplicativos possam utilizar o "dconf framework". Utilizando o dconf, o processo de gerenciamento e configuração das aplicações fica "centralizado", diferente do que ocorre com as aplicações nativas do KDE.

    Shuttleworth deixou bastante claro que não está sendo feita nenhuma crítica em relação ao GNOME, e sim, uma celebração referente à complexidade e diversidade do software livre. É válido ressaltar que Ubuntu continuará tendo suas bases em tecnologias do GNOME, apresentando também aplicativos GNOME. Portanto, não há nenhuma intenção de reduzir o compromisso com GTK ou GNOME, e sim, ampliar recursos com a inclusão do Qt.

    Saiba Mais:

    [1] Wiki Ubuntu: https://wiki.ubuntu.com/Qt
    [2] Mark Shuttleworth: http://www.markshuttleworth.com/archives/568

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L