• EPEL: Pacotes Complementares para RHEL 6

    A equipe responsável pelo "Extra Packages for Enterprise Linux" ( EPEL), projeto mantido dentro do Fedora anunciou que o seu repositório de pacotes para o Red Hat Enterprise Linux 6 (RHEL6) está agora disponível. O RHEL6 foi introduzido em novembro passado; como os repositórios EPEL para o RHEL 4 e RHEL 5, o repositório da versão 6 contém apenas software que não vem como parte integrante do RHEL.

    Os repositórios EPEL6 atualmente contém 5.600 pacotes RPM gerados a partir de cerca de 2.500 RPMs de origem - incluindo o sistema de gerenciamento de projeto Trac, o envio de RT3, o vírus scanner ClamAV, software de backup, como BackupPC e rdiff-backup e ferramentas de monitoramento como Munin, Nagios e Cacti. EPEL6 também oferece mais de 600 módulos Perl, inúmeros pacotes Ruby e security scanners como rkhunter e chkrootkit.

    Como nas versões anteriores, EPEL para o RHEL 6 pode ser acessado via Yum - no entanto, os opcionais do canal RHEL6 devem ser ativados no RHN para que todas as dependências possam ser resolvidas. Como a Red Hat é patrocinadora do projeto Fedora e RHEL é baseado no Fedora, EPEL exclusivamente contém software distribuído sob licenças de código aberto que são aceitos pelo projeto responsável pela referida distribuição. Software que utiliza tecnologias que podem ser protegidos por patentes não está incluído.

    Para instalar drivers proprietários ou software para processamento de populares formatos multimídia através do gerenciador de pacotes, os usuários precisam acessar repositórios oferecidos por projetos como ATrpms, Elrepo ou RPMForge. No entanto, alguns desses projetos ainda não concluíram os seus repositórios para RHEL6.


    Saiba Mais:

    [1] Release Notes EPEL 6: http://lists.fedoraproject.org/piper...ry/000005.html
    [2] Heise On-line: http://www.h-online.com/open/news/it...6-1172558.html

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L