• Pivot da Fundação Apache Substituindo Flex e Flash

    A cada ano que passa, a Fundação Apache nos surpreende. Esta instituição sempre esteve envolvida com centenas (talvez milhares) de projetos de código aberto. A maioria deles envolvendo de forma direta, o seu principal produto, o consagrado servidor Web Apache. Porém, o que mais nos espanta nesta Fundação, é a rápida capacidade de projeção profissional de seus projetos. Recentemente, a Fundação anunciou o amadurecimento de mais uma obra-de-arte. Essa que, por sinal, já era esperada já a algum tempo pela comunidade Web: o Pivot [2].


    O Pivot tem uma difícil, mas não impossível, missão. Ele lutará bravamente para ser o substituto de código aberto das tecnologias Flex e Flash, ambas da Adobe. Se você é usuário Linux, sabe a dor de cabeça que é visualizar (e trabalhar com esses) arquivos e projetos em Flex e Flash. E o Pivot chega para acabar com esse problema - principalmente por ser um projeto de código aberto.


    O Pivot é o projeto de uma plataforma para o desenvolvimento RIA (Rich Internet Applications) [3] baseado em Java. O projeto recentemente foi elevado a categoria TLP (Top-Level Project) pela própria Apache. Embora a própria Fundação tenha publicado apenas uma nota na imprensa sobre o assunto, essa informação já estava disponível na página do projeto há algum tempo.

    As aplicações Pivot combinam código java com código XML, e podem ser utilizadas tanto como applets quanto como aplicações para desktop. A plataforma é baseada na biblioteca Java2D, e nos princípios de arquitetura MVC (Model-View-Controller) [4], que permite a separação dos dados de armazenamento da camada de apresentação (entre outras coisas muito úteis). O projeto está presente com tudo para ser um concorrente a altura, nativo e de código aberto, na cpompetição com as tecnologias Flex da Adobe, e Silverlight/WPF (Windows Presentation Foundation) da Microsoft. A versão 1.4 do Pivot já está disponível para download desde o início deste ano de 2010. Este projeto é, sem sombra de dúvidas, nossa chance como desenvolvedores de código aberto em "expulsar de vez" do mercado, as tecnologias fechadas concorrentes. Mãos à obra!


    Saiba Mais:

    [1] Heise Online: http://www.h-online.com/open/news/it...ct-910982.html
    [2] Apache Pivot: http://pivot.apache.org/index.html
    [3] Rich Internet Applications (RIA): http://en.wikipedia.org/wiki/Rich_Internet_application
    [4] Model-View-Controller (MVC): http://en.wikipedia.org/wiki/Model–view–controller
    Comentários 6 Comentários
    1. Avatar de sergio
      sergio -
      Será que ficaremos "livres" dos produtos meia boca (onde bugs que comprometem a segurança dos usuários, são tratados com descaso) da Adobe?
    1. Avatar de code
      code -
      Realmente. Se esse projeto Pivot puder substituir o uso de Flex e Flash (principalmente por ser uma tecnologia livre), eu também serei mais um na fila para ajudar a "enterrar" os produtos da Adobe. :-D Torço para que esse projeto tenha o merecido sucesso e a merecida adoção por parte dos desenvolvedores (e dos usuários). E pode marcar o funeral :-D
    1. Avatar de Duca
      Duca -
      Show de bola.
      Projetos como esse tem de tudo pra dar certo, devido a liberdade do código.
    1. Avatar de MarcusMaciel
      MarcusMaciel -
      estou apoiando o html5 para matar de vez o flash
    1. Avatar de Não Registrado(s)
      Não Registrado(s) -
      Para os que não sabem o FLEX é open source, ( About - Flex SDK - Adobe Open Source )
      a IDE ( Adobe Flash Builder ) que é paga. Eu gosto de java e tambem programo em AactionScript ( Flex ), portanto conheço os dois lados da moeda, agora algumas pessoas tem o hábito de criticar sem ao menos conhecer, e já que o Flex é open source porque não os críticos não ajudam a melhorar onde há falhas?
      Mas eu também sou a favor do HTML5
    1. Avatar de saryshagan
      saryshagan -
      Citação Postado originalmente por Não Registrado(s) Ver Post
      Para os que não sabem o FLEX é open source, ( About - Flex SDK - Adobe Open Source )
      a IDE ( Adobe Flash Builder ) que é paga. Eu gosto de java e tambem programo em AactionScript ( Flex ), portanto conheço os dois lados da moeda, agora algumas pessoas tem o hábito de criticar sem ao menos conhecer, e já que o Flex é open source porque não os críticos não ajudam a melhorar onde há falhas?
      Mas eu também sou a favor do HTML5
      É! a linguagem pode até ser livre. Pena que você precisa pagar pela IDE para poder compilar seu código e ter os "executáveis" funcionando em sua aplicação Web ou Desktop. E no caso do Web, ainda tem um problema maior, principalmente para quem usa Linux, que são os plugins de visualização dos navegadores (normalmente fechados se você quiser que o produto em Flex funcione em seu navegador corretamente). Então, continuo a apoiar projetos como o Pivot, e o HTML5, que juntos darão a verdadeira liberdade para os usuários, e acabarão com essa "demagogia" do mundo proprietário, que lança as coisas "meia-boca" só para serem rotulados como "livres" (que de livres não tem nada, e sim criam uma enorme dependência com o usuário, acorrentando-o no way-of-life dessas companhias).
    + Enviar Comentário