• Departamento de Justiça dos EUA Solicita Informações Sobre Venda de Patentes da Novell

    O Departamento de Justiça dos EUA (DoJ) pediu mais informações sobre a proposta de venda de patentes da Novell para o consórcio CPTN, que é liderado pela Microsoft. A divulgação, feita em um registro na SEC através da Novell, revela que este é o segundo pedido de informações feito pelo DoJ.

    Se este segundo pedido foi feito pela FSF e OSI não ficou claro, mas a Novell diz que está em processo de "recolhimento de informações para responder a uma segunda solicitação". A FSF e OSI estão preocupadas com o consórcio CPTN, devido a ele poder utilizar as patentes adquiridas para competir de maneira desleal com o software de fonte aberta e livre. A segunda consulta do DOJ diz respeito a "certas patentes identificadas e aplicações de patente", mas o registro não especificou a quais das 882 patentes que estão sendo vendidas à CPTN, o Departamento de Justiça estava se referindo.

    A venda de patentes é parte de um negócio considerado altamente complexo, pois a Novell foi adquirida pela Attachmate por US$ 2.2 bilhões de dólares, enquanto recebeu US$ 450 milhões para vender a sua carteira de patentes para o consórcio CPTN Holdings LLC, cujo líder é a empresa de Bill Gates. Apple, EMC e Oracle Corporation também são membros do consórcio CPTN, que é liderado pela Microsoft.


    Saiba Mais:

    [1] The US Department of Justice: http://www.justice.gov/
    [2] Heise On-line: http://www.h-online.com/open/news/it...N-1183673.html