• AllJoyn: Nova Tecnologia de Compartilhamento Peer-to-Peer

    Durante o evento Mobile World Congress, que foi realizado em Barcelona no período de 13 à 17 deste mês, a Qualcomm Innovation Center (QuIC) apresentou o seu framework P2P, o AllJoyn, que permite aos desenvolvedores criar aplicativos para comunicação device-to-device baseada na proximidade sem o uso de um servidor intermediário. O framework permite que os aplicativos se comuniquem diretamente entre dispositivos via Wi-Fi ou Bluetooth, sem a necessidade de uma ligação UMTS ou Wi-Fi (access point).

    O novo framework foi projetado para superar muitas das barreiras de comunicação atual, existentes em conexões P2P. Os desafios envolvem redes e roteamento de mensagens, além de uma estrutura de segurança para autenticação e criptografia dessas mensagens. A Qualcomm já demonstrou que AllJoyn pode ser portado para Windows, Android, Linux e Maemo, embora durante a apresentação no Mobile World Congress o foco tenha sido o sistema Android.

    A idéia chave do AllJoyn é criar uma forma simples de comunicação para todos os tipos de aparelhos, em seu processo de interação uns com os outros. As áreas potenciais de utilização dessa nova tecnologia incluem jogos Peer-to-Peer, compartilhamento de arquivos entre dispositivos de segurança, funcionalidade estendida para set-top boxes, compartilhamento de fotos e in-car infotainment.


    Saiba Mais:

    [1] AllJoyn: https://www.alljoyn.org/
    [2] Docs and Downloads: https://www.alljoyn.org/docs-and-downloads
    [3] QualComm: http://www.qualcomm.com/quicinc/

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L