• Nova Variante de Spyware Ataca Dispositivos Symbian

    De acordo com informações prestadas pela NetQin Mobile, uma nova variante do spyware Spu.Felxispy para dispositivos Symbian está causando vazamento de dados privados em mais de 150.000 dispositivos móveis. A nova modalidade do spyware foi capturada pelo National Computer Virus Emergency Response Centre of China.

    A partir do momento em que é instalado, o spyware ativa o recurso de "Chamada em Conferência", sem que haja o conhecimento do usuário. No momento em que os usuários fazem chamadas telefônicas, a praga automaticamente se intromete na conversa para monitorar a ligação. Conforme declarou Zou Shihong, Vice-Presidente de R&D da NetQin, o recurso Call Conference, que permite que mais de duas pessoas participem de uma conversa, é facilmente acessível à usuários de smartphones. Os ladrões de privacidade exploram a vulnerabilidade desse recurso para fins financeiros. Em virtude disso, a proteção da privacidade em dispositivos móveis se torna mais importante do que nunca".

    O spyware teria também outras funcionalidades, como ativar o microfone para monitorar os sons ao redor do usuário do celular, também sem o consentimento do mesmo, assim como a capacidade de sincronizar mensagens enviadas e recebidas no telefone monitorado. Toda essa combinação de performances maliciosas compormetem seriamente a privacidade do usuário.

    Os criminosos geralmente instalam o spyware no telefone ou enviam-no através de MMS aos usuários, com a intenção de atraí-los a clicar. Como o spyware é habilmente disfarçado, os usuários serão facilmente capturados. A partir dessas ocorrências, a NetQin alerta aos usuários de smartphones, pois eles estão mais expostos a ameaças à segurança móvel do que nunca, e precisam ser cautelosos quando executarem operações em seus dispositivos móveis.

    Para permanecer em segurança, os especialistas da NetQin pedem que os usuários nunca cliquem em MMS aberto de números desconhecidos, pois podem ter seu telefone infectado. Ao invés disso, eles devem excluí-los logo após o recebimento. É muito importante também que o usuário esteja sempre atento para ocorrências suspeitas em seu celular, como SMS incomum. A empresa também pede que os usuários nunca deixem seus telefones fora da sua visão em ambientes públicos, pois o mínimo descuido pode ser o suficiente para que
    esses ladrões de privacidade entrem em ação. E para finalizar as coordenadas, a NetQin Mobile orienta os usuários sobre a instalação de um aplicativo de segurança confiável, para proteger seu telefone contra todo e qualquer tipo de ameaça de segurança.

    A NetQin Mobile Security é uma companhia líder global em serviços de segurança móvel, com sede em Pequim e filiais em outras cidades da China, em Hong Kong e também no Vale do Silício. A empresa possui uma vasta experiência no provimento de soluções baseadas em cloud computing, incluindo software anti-vírus, anti-malware, anti-spam, proteção de privacidade, backup e recuperação de dados, bem como gerenciamento de dados. Além disso, conta com um staff global composto por 400 funcionários e 180 profissionais altamente qualificados em R&D.


    Links de Interesse:

    -Spyware Compromises Symbian Devices
    -NetQin Security Mobile