• Startpage Lança Mecanismo de Buscas Anônimo

    Startpage, companhia de mecanismos de busca, lançou um serviço de busca para usuários preocupados com privacidade. O Startpage[2] permite que o usuário realize buscas de forma segura, com privacidade, sem ser identificado ou ter informações gravadas. Essa abordagem é completamente diferente dos outros mecanismos de buscas do mercado, que exploram o comportamento do usuário e se utilizam das informações obtidas.



    A Startpage, também conhecido como lxquick fora dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha, já oferecia uma busca privativa, mas ao clicar nos resultados da busca os usuários "perdiam a proteção da startpage", pois entravam em sites de terceiros. A nova funcionalidade do buscador, utiliza um proxy, o que torna o carregamento das página um pouco lento, mas o usuário permanece invisível para todas as páginas da Web. Essa nova funcionalidade está disponível na forma de um link com o texto "Proxy", localizado abaixo do resultado da pesquisa.

    O executivo chefe do Google, empresa que domina o mercado global de buscas na Web, criticou o serviço em uma entrevista de TV. "Se você tem algo que não quer que os outros saibam, talvez você não devesse estar fazendo", declarou Eric Schmidt em uma entrevista à CNBC.


    Saiba Mais:

    [1] Reuters: http://www.reuters.com/article/idUSTRE60R3WR20100128
    [2] Startpage: http://www.startpage.com

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L