• WebGL 1.0 é Apresentado Durante a Game Developers Conference

    Durante a Game Developers Conference, realizada no Moscone Center em San Francisco, CA, o Khronos Group apresentou a versão 1.0 da especificação WebGL. WebGL é basicamente uma interface JavaScript para OpenGL ES (Open Graphics Library for Embedded Systems), com a qual os navegadores podem mostrar gráficos 3D sem a utilização de plug-in. Implementações no Firefox, Chrome, Opera e Safari utilizam o elemento Canvas em HTML5 para saída em navegadores.

    O grupo de trabalho WebGL reúne os fabricantes de navegadores Apple, Google, Mozilla e Opera. Não existe atualmente nenhuma implementação para o Internet Explorer da Microsoft; o DirectX é utilizado para acelerar hardware no Windows Vista e Windows 7. O Google, no entanto, suporta WebGL dentro do Internet Explorer através do plug-in Chrome Frame que permite que o navegador da Microsoft modifique os motores de
    renderização, caso seja necessário.

    A Khronos Group criou também um working group para a especificação WebCL, para descrever interfaces JavaScript para OpenCL (Open Computing Language). Dessa forma, aplicações Web, então, serão capazes de tirar total proveito das arquiteturas de processadores gráficos e multi-core.


    Saiba Mais:

    [1] Khronos Group:
    http://www.khronos.org/news/press/re...-specification
    [2] Game Developer Conference: http://www.gdconf.com/

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L